05/06/2010 - 10h53

Holanda brilha e goleia Hungria, mas Robben sai de campo lesionado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em seu último amistoso antes de estrear na Copa do Mundo, a Holanda goleou, mas saiu preocupada. O time laranja venceu a Hungria por 6 a 1 e chegou à 19ª partida consecutiva sem derrotas. Mas os torcedores que lotaram a Amsterdam Arena sofreram ao ver o astro Arjen Robben, que levou o Bayern de Munique à final da Liga dos Campeões, cair no gramado, com a mão na perna.

O atacante, que tinha entrado em campo no segundo tempo, saiu antes do fim dos 90 minutos, mancando e amparado por médicos. Ele foi encaminhado a um hospital da região para fazer exames e determinar a gravidade da lesão. "Isso não pode ser verdade, pensei comigo mesmo. Às vezes você vê pessoas com lesões como essa se recuperarem em poucas semanas", comentou Bert van Marwijk, treinador da seleção holandesa.

Antes disso, os holandeses já tinham dado outro susto na torcida: a Hungria saiu na frente do placar aos 5min. Torghelle fez um bom passe para Dzsudzsak, que avançou pela direita, invadiu a área e chutou colocado, sem chances de defesa para o goleiro Stekelenburg.

O gol dos húngaros acordou os donos da casa. Aos 13min, Kuyt arriscou um chute de longe e exigiu defesa difícil do goleiro húngaro Fulop. O empate saiu aos 21min. Kuyt ganhou uma dividida pela direita e tocou para Van Persie, que chutou da entrada da área e acertou o canto direito.

Três minutos depois, Juhász fez gol contra, mas a jogada foi anulada – o árbitro marcou uma falta de Kuyt em cima do jogador húngaro. A Holanda teve boa oportunidade para virar aos 30min. Kuyt cruzou da direita e Van Persie cabeceou com força, mas mandou para fora.

Na segunda etapa, Robben levou perigo aos 5min, mas Fulop fez excelente defesa. No rebote, a zaga húngara afastou. Aos 10min, a Oranje enfim conseguiu marcar. Van Bronckhorst cruzou da esquerda e Sneijder desviou para as redes. Robben quase fez um golaço aos 16min: ele passou por três marcadores, mas chutou para fora.

O terceiro gol holandês veio aos 18min. Em novo cruzamento de Van Bronckhorst da esquerda, a bola passou à frente de Fulop e chegou até Robben, que não teve dificuldades para marcar. A goleada se consumou aos 26min, em forte chute de Van Bommel de fora da área.

Elia, que havia acabado de entrar em campo, deixou sua marca nas redes húngaras aos 28min, após bela jogada individual. Robben fez o sexto aos 33: após uma cobrança de escanteio, ele dominou, fintou o marcador e bateu colocado para fechar o placar. No fim do jogo, um susto para a Holanda: Robben se lesionou e foi substituído.

Em seus amistosos anteriores, a Holanda derrotou o México (2 a 1) e goleou Gana (4 a 1). Na Copa, a Oranje está no grupo E, ao lado de Dinamarca, Japão e Camarões. Os holandeses estreiam contra os dinamarqueses em 14 de junho, em Johanesburgo, às 8h30 (horário de Brasília).

África do Sul vence

Também em seu último amistoso antes de estrear na Copa do Mundo, a África do Sul fez bonito. Em amistoso disputado neste sábado em Atteridgeville (distrito perto de Pretória), os Bafana Bafana derrotaram a Dinamarca por 1 a 0.

Após um primeiro tempo sem muitas oportunidades, os sul-africanos definiram o resultado aos 31min da segunda etapa com Katlego Mphela. Os dinamarqueses praticamente não levara perigo à defesa dos donos da casa.

A África do Sul faz parte do grupo A, ao lado de França, México e Uruguai, e estreia contra o México em 11 de junho. Três dias depois, a Dinamarca enfrenta a Holanda pelo grupo E, que ainda tem Japão e Camarões.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host