13/05/2010 - 15h00

Com dois gols de Cacau, Alemanha vence amistoso contra Malta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Alemanha venceu nesta quinta-feira seu amistoso contra Malta por 3 a 0, em Aachen, extremo oeste do país, com uma bela participação do atacante Cacau, que anotou os dois primeiros tentos. A partida, que visava a preparação da equipe alemã para a Copa do Mundo 2010, tinha como um de seus principais objetivos testar o goleiro Manuel Neuer, do Schalke 04, que passou à condição de titular após a lesão do ex-camisa 1, Rene Adler, afastado da seleção por contusão.

Nas oportunidades que teve para mostrar serviço, Neuer correspondeu com segurança e passou incólume pelo teste oferecido pelo treinador Joachim Löw, ainda que o poder ofensivo de Malta não fosse algo que se pudesse chamar de desafiador.

Portanto, se Neuer não apareceu muito na partida, o mesmo não se pode dizer do brasileiro naturalizado alemão Cacau, atleta do Stuttgart que se mostrou perigoso no jogo aéreo, trocou passes, voltou para marcar e finalizou para o gol diversas vezes.

Outro fator determinante na partida foi a ausência de Michael Ballack, do Chelsea da Inglaterra, e dos atletas do Bayern de Munique e do Werder Bremen, clubes que ainda têm compromissos na temporada que está prestes a terminar. Entre eles, Mario Gomez, Miroslav Klose, Bastian Schweinsteiger e Philipp Lahm, do Bayern, e Per Metersacker, Tim Wiese e Mesut Özil, do Werder Bremen.

Juntos, totalizam 10 atletas que provavelmente estarão no Mundial da África do Sul, o que fez do amistoso muito mais um teste para o restante do elenco e para alguns jogadores que sequer haviam atuado pela seleção até esta quinta-feira, caso de Kevin Grosskreutz, Marco Reus, Stefan Reinartz, Mats Hummels e Tobias Sippel.

O jogo

Nos 45 minutos iniciais, o que se viu foi o já esperado domínio da Alemanha, que principalmente a partir dos pés de Kroos e Trochowski pelas alas, criou diversas oportunidades, sem, no entanto, conseguir finalizar as jogadas. Malta tentava se segurar bravamente, mas o inevitável tento alemão era questão de tempo.

Aos 16 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Aogo recebeu passe de Tasci pela esquerda e fez um cruzamento que encontrou Cacau no meio da área. O atacante germano-brasileiro cabeceou com destreza, de perto da meia-lua, à direita do goleiro Haber, e fez 1 a 0, placar que se manteve durante toda a primeira etapa.

O outro gol de Cacau veio no segundo tempo, etapa na qual o domínio alemão foi total. Aos 13 minutos, o jovem Grosskreutz, que fazia sua estreia pela seleção alemã e não irá à Copa, recebeu passe de Cacau ainda atrás da linha do meio de campo e partiu, com a bola dominada em contra-ataque, até a beira da área adversária. Grosskreutz encontrou, infiltrado pela esquerda e já próximo da pequena área, o meio-campista Lucas Podolski, que por sua vez percebeu a chegada de Cacau, que acompanhava toda a jogada pelo centro e finalizou com precisão para o fundo do gol.

Por fim, a Alemanha fechou o placar com um gol-contra bizarro do maltês Scicluna. Novamente Grosskreutz, desde a meia-cancha, encontrou Podolski afundado na área adversária pela esquerda. Podolski cruzou a bola na pequena área e o zagueiro de Malta, estabanado na tentativa de afastar o perigo, deu um canhonaço para o fundo de seu próprio gol.

Os próximos amistosos da Alemanha até a Copa do Mundo são contra a Hungria, dia 29 de maio, e Bósnia-Hezergovina no dia 3 de junho.

Os alemães estão no Grupo D do Mundial da África do Sul ao lado de Sérvia, Gana e Austrália.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host