![]() Dunga cumprimenta Robinho durante amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda |
Um olhar para trás, desde o início do trabalho de Dunga à frente da seleção, revela o que mudou e o que se consolidou nas convicções do treinador ao longo de três anos e meio de comando e quase 90 jogadores convocados (89, precisamente). Da equipe escalada para o primeiro jogo do ciclo, poucos remanescentes chegaram às vésperas da Copa. Além disso, a contagem de número de partida mostra Robinho e Gilberto Silva como os campeões de presença em campo.
PRIMEIRO JOGO 16/08/2006 - Brasil 1 x 1 Noruega Gomes; Cicinho (Maicon), Lúcio, Juan (Alex), Gilberto; Edmilson (Dudu Cearense), Gilberto Silva, Elano (Júlio Baptista), Daniel Carvalho (Vagner Love); Robinho e Fred |
ÚLTIMO JOGO 02/03/2010 - Brasil x Irlanda Júlio César, Maicon (Carlos Eduardo), Lúcio (Luisão), Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires (Daniel Alves), Kaká; Robinho (Nilmar) e Adriano (Grafite) |
Dunga fez a sua estreia como técnico da seleção no empate por 1 a 1 com a Noruega em agosto de 2006, poucas semanas depois da eliminação do Brasil na Copa da Alemanha. Neste jogo em Oslo, o treinador usou nomes que acabaram perdendo espaço ao longo da trajetória nas eliminatórias e demais competições, como Gomes, Cicinho, Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Vagner Love.
Na partida que abriu a 'era Dunga', quatro nomes entre os titulares se sustentaram do começo ao fim com prestígio em alta, apesar de oscilações e algumas lesões. Lúcio, Juan, Gilberto Silva e Robinho estavam naquele amistoso, bem como no jogo com a Irlanda na última terça-feira em Londres, no último compromisso do ciclo, antes da definição da lista para o Mundial.
Além deles, Maicon e Júlio Baptista estiveram na partida na Noruega e acabaram ganhando espaço no grupo de Dunga até as vésperas da Copa.
O lateral-direito Maicon, aliás, figura no ranking dos cinco jogadores que mais atuaram em jogos da seleção de Dunga. O jogador da Inter de Milão ocupa a terceira posição nesta relação, com 44 partidas, apenas três a menos que a dupla Robinho e Gilberto Silva, os mais usados neste atual ciclo.
Gilberto Silva - 47 jogos |
Robinho - 47 jogos |
Maicon - 44 jogos |
Elano - 40 jogos |
Julio Cesar - 36 jogos |
"Deixamos uma boa impressão e mostramos que estamos entrosados. Agora é fazer nosso trabalho nos clubes e esperar a lista", disse Robinho, homem de confiança de Dunga desde que se indispôs com o Real Madrid para ser liberado para a Copa América na data que o treinador queria [o que acabou não acontecendo].
Com 40 jogos, o meio-campo Elano aparece em quarto lugar da lista. O jogador do Galatasaray participou do primeiro jogo de Dunga e estava convocado para o amistoso desta semana contra a Irlanda e só não entrou em campo em razão de uma lesão no tornozelo esquerdo.
O "Top 5" de Dunga se completa com Júlio César, que completou na última terça contra os irlandeses 36 partidas no ciclo atual da seleção. A diferença do goleiro em relações aos demais da relação foi o seu ingresso na equipe.
Júlio César só começou a atuar com Dunga na seleção no oitavo jogo do ciclo, já em março de 2007, contra o Chile, em amistoso na Suécia. Antes dele, Gomes e Hélton se revezaram como goleiro titular do treinador.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito