Artilheiro do Campeonato Italiano, Di Natale teve três boas oportunidades, mas desperdiçou todas
Na última data reservada pela Fifa para amistosos internacionais antes da Copa do Mundo de 2010, Itália e Camarões jogaram no estádio Louis II, em Mônaco, e não saíram de um burocrático 0 a 0. Apesar do maior volume de jogo, os italianos apresentaram muitas falhas e, nas poucas finalizações, não conseguiram superar o goleiro Hamidou.
A partida desta quarta-feira, por sinal, pode se repetir na Copa do Mundo na África do Sul. Enquanto Camarões está no grupo E, a Itália é a cabeça de chave do F. Caso os italianos avancem em primeiro e os camaroneses em segundo, por exemplo, os dois irão se reencontrar em uma das oitavas de final.
Para avançarem, no entanto, Itália e Camarões precisarão mostrar um futebol mais eficiente do que o desta quarta-feira. Apesar de ser um amistoso e os dois times aproveitarem a oportunidade para realizar alguns testes, a falta de criatividade de ambos, somada aos erros de finalização, principalmente dos italianos, deram provas de que os dois times ainda precisam melhorar muito.
Sem poder contar com seis atletas contundidos, o técnico italiano Marcelo Lippi escalou na equipe titular pela primeira vez o zagueiro Bonucci, do Bari, e o meia Cossu, do Cagliari. Enquanto o primeiro teve uma atuação discreta, o segundo foi um dos melhores em campo, formando boa parceria com Di Natale. Além dos novatos, Borriello, do Milan, também foi novidade ao retornar ao ataque da Azurra.
"Foi uma partida muito útil. Pude observar os jogadores que estrearam com a camisa da Itália pela primeira vez, além do Borriello, que jogou pela primeira vez sob o meu comando", analisou Lippi.
Apesar de toda a movimentação, o parceiro de Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho não soube abrir espaço na compacta defesa de Camarões. Dessa forma, coube a Di Natale, atual artilheiro do Campeonato Italiano, o papel de criar e desperdiçar pelo menos três grandes chances de gol. Aos 12min do segundo tempo, por exemplo, o jogador do Udinese chutou por cima após receber, livre, na pequena área. Na primeira etapa, no entanto, o árbitro anulou um gol de Chiellini, alegando impedimento.
Do lado de Camarões, a esperança de gols foi, também, a grande decepção. Apesar de ter ficado em campo durante os 90min, Samuel Eto’o, da Inter de Milão, não fez jus ao posto de principal estrela da sua seleção e pouco produziu.
Antes de chegarem ao Mundial da África do Sul, Itália e Camarões ainda realizarão mais dois amistosos. Enquanto os italianos têm pela frente México e Suíça, os camaronenses enfrentarão Eslováquia e Portugal.
ITÁLIA 0 X 0 CAMARÕES
Itália
Marchetti; Cannavaro (Cassani), Chiellini, Criscito (Montolivo) e Bonucci; Pirlo (Marchisio), De Rossi (Gattuso) e Maggio e Cossu; Di Natale (Quagliarella) e Borriello (Pazzini)
Técnico: Marcelo Lippi
Camarões
Hamidou; Ekotto, Billong (Makoun), Bassong (Nounkeu) e Koulou; Emana (Matip), Etoundi (Ndzana), Enoh (Tchoyi) e Mandjeck; Eto’o e Kouemaha (Webó)
Técnico: Paul Le Guen
Data: 03/03/2010 (quarta-feira)
Local: estádio Louis II, em Mônaco
Árbitro: Said Ennjimi (FRA)
Cartões amarelos: Chiellini e Bonucci (I) e Enoh (C)
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito