AP Photo/Lefteris Pitarakis

Com "quase" dois gols, Robinho foi o destaque da vitória brasileira sobre a Irlanda

02/03/2010 - 18h59

Brasil encerra ciclo pré-Copa em 'exibição de resultado' e 2 a 0 contra a Irlanda

Bruno Freitas e Erich Beting
Em Londres (Inglaterra)

O ciclo da seleção brasileira pré-Copa se encerrou nesta terça-feira com a vitória por 2 a 0 sobre a Irlanda, em uma exibição clássica da ‘era Dunga’, no futebol de resultados, eficiente em seu propósito, mas sem espetáculo, em boa prévia do que o torcedor pode esperar no Mundial deste ano. Um gol contra e outro de Robinho definiram o jogo no Emirates Stadium, casa do Arsenal em Londres, no teste final antes da convocação para a África do Sul.

  • AP Photo/Lefteris Pitarakis

    Amistoso desta terça foi a última oportunidade de os brasileiros mostrarem serviço ao técnico Dunga

  • Ricardo Nogueira/Folha Imagem

    Em um lance irregular no 1º tempo, Robinho (e) chutou cruzado e Andrews fez um gol contra

  • AP Photo/Sang Tan

    E no 2º tempo, mais uma vez Robinho deixou sua marca, encerrando a vitória brasileira por 2 a 0

Apesar do gol no fim, o primeiro tempo da seleção foi frio, como na gélida noite de inverno de Londres, em temperatura semelhante à que a equipe deve encontrar durante a Copa na África do Sul. Na etapa final, a Irlanda ofereceu mais espaço para o Brasil jogar e aí a equipe de Dunga conseguiu ampliar, depois de algumas tentativas que esbarram em falhas de passe.

Com a noção manifestada nos últimos dias em relação a grupo fechado, a seleção mostrou no amistoso desta terça muito da cara que o time deve levar ao Mundial daqui a alguns meses. Em três anos e meio, Dunga desenvolveu uma equipe aguerrida, com solidez defensiva, pegada de meio-campo, contra-ataque letal, mas ainda com deficiência criativa na armação.

Em sua maior virtude ofensiva, os contra-ataques, o time de Dunga mostra dependência das arrancadas de Kaká e do acionamento de Maicon. Como aconteceu com frequência respeitável em jogos recentes do Brasil, o lateral-direito foi diante da Irlanda um dos principais caminhos de acesso até a área do adversário, junto com Kaká. Foi através do lateral que acabou construído o primeiro gol da vitória no Emirates Stadium.

A Irlanda, que não foi para Copa graças a uma derrota polêmica para a França na repescagem das eliminatórias europeias, no jogo da mão ilegal de Thierry Henry, exigiu bastante da seleção de Dunga, ousando em jogadas de bola alçada na área e com uma marcação forte no meio-campo, que em alguns momentos beirou a violência.

Dupla de ataque da vez, Robinho e Adriano tiveram desempenho apagado, pelo menos coletivamente, com os dois atuando na maior parte do tempo em posicionamento exageradamente centralizado. Neste cenário, o flamenguista acabou aparecendo mais na cobrança de faltas e, após muitas trombadas físicas com os irlandeses, acabou substituído por Grafite na etapa final. Individualmente, o santista se saiu melhor, ao participar dos dois lances de gol, além de uma série de lances que pararam na defesa rival.

Na lateral-esquerda, posição com maior rotatividade da ‘era Dunga’, Michel Bastos fez o seu terceiro jogo seguido como titular e teve atuação apenas discreta, marcada por passes laterais e dificuldade na marcação. Desta forma, a seleção se encaminha para a Copa ainda com inseguranças em relação ao setor e ainda com a desproporcionalidade em relação à competência da ala direita.

Desta maneira, a seleção encerra o período de testes e observações e agora só volta a se reunir para a Copa do Mundo, semanas depois do anúncio da lista para a competição, que deve ser divulgada em maio. Até lá, mesmo com a sensação expressa de grupo fechado, o técnico Dunga lidará com uma avalanche de especulações a respeito de seus 23 eleitos para a África do Sul.

O jogo

Na partida, Keane teve a primeira chance de gol aos 3min, quando avançou pela esquerda da área brasileira e bateu rasteiro para defesa de Júlio César. Com Kaká de fora da área, o Brasil respondeu aos 11min, em bola que passou sobre o travessão de Shay Given.

Com maior posse de bola até o momento, a Irlanda começou a insistir em jogadas pelo alto. Numa delas, aos 15min, Doyle desviou de cabeça e exigiu grande defesa do camisa 1 brasileiro. Do outro lado, a primeira boa defesa de Given veio aos 26min, em cobrança de falta colocada de Adriano.

O gol do Brasil veio instantes antes do intervalo, em uma arrancada em contra-ataque puxada por Kaká. O 10 da seleção acionou na direita Maicon, que fez a bola chegar até Robinho. Em posição irregular, o atacante bateu cruzado, e Andrews empurrou para as próprias redes.

No segundo tempo, aos 12min o Brasil ameaçou o rival pela primeira vez. No lance, Robinho pedalou na esquerda diante da marcação e serviu Michel Bastos, que bateu mal na bola.

Aos 19min, Daniel Alves pegou na bola pela primeira vez e já se viu diante do gol. O lateral do Barcelona, que entrou no lugar de Ramires no meio, driblou o goleiro, mas errou a finalização, chutando para fora. Quatro minutos depois, Robinho recebeu em posição de impedimento e mandou às redes, mas teve o gol anulado pela arbitragem. Logo depois, o santista perdeu gol incrível dentro da área, após excelente jogada de Kaká.

Um gol de Robinho definiu o jogo aos 30min. Após triangulação com Kaká e Grafite, o santista bateu colocado na saída de Given. Em seguida, saiu aclamado de campo, substituído por Nilmar.

BRASIL 2 x 0 IRLANDA

Brasil
Júlio César, Maicon (Carlos Eduardo), Lúcio (Luisão), Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires (Daniel Alves), Kaká; Robinho (Nilmar) e Adriano (Grafite)
Técnico: Dunga

Irlanda
Given; Kelly, McShane, St. Ledger, Kilbane; Lawrence (McCarthy), Whelan (Gibson), Andrews, Duff (McGeady); Keane e Doyle
Técnico: Giovanni Trapattoni

Data: 02/03/2010 (terça-feira)
Horário: 17h05 (horário de Brasília)
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Mike Dean (ING)
Auxiliares: Steve Child e Simon Beck (ING)
Público: 40.082 pagantes
Gols:
Andrews (contra), aos 43min do primeiro tempo; Robinho, aos 30min do segundo tempo

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host