14/12/2009 - 22h01

Felipão 'garante' Brasil e Portugal nas oitavas de final da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico Luiz Felipe Scolari não hesitou ao opinar sobre os favoritos às duas vagas do grupo G nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Nesta segunda-feira, o pentacampeão mundial ‘classificou’ Brasil e Portugal para a próxima fase e disse que a Costa do Marfim deve ser eliminada na segunda rodada da etapa de grupos.

“De uma perspectiva normal, Brasil e Portugal deverão se enfrentar já classificados", declarou Scolari, ciente de que os dois países ficarão frente a frente na última rodada da chave G. "Acho que sobrou para a Costa do Marfim, não?”, acrescentou o treinador, homenageado nesta segunda-feira em São Paulo.

Em 2010, Felipão ficará fora de uma Copa do Mundo após duas edições em que obteve sucesso. Em 2002, o gaúcho comandou o Brasil, de Ronaldo e Rivaldo, ao título na Coreia do Sul e no Japão. Quatro anos depois, conduziu Portugal às semifinais, ficando com o quarto lugar.

Em relação ao futebol marfinense, Luiz Felipe Scolari teve contato com o atacante Didier Drogba, astro do time, entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2009, na passagem de Felipão pelo Chelsea, da Inglaterra. O centroavante, conforme especulou a imprensa britânica na época, não teria tido um bom relacionamento com o brasileiro.

Atualmente no Bunyodkor, do Uzbequistão, Scolari foi categórico quando questionado para qual país torceria na Copa. “Fiquei cinco anos em Portugal e lá tenho um filho, amigos... é um povo que nos deu muito apoio quando precisamos. Vou torcer de coração para eles, mas não posso dizer que ficarei dividido. Sou brasileiro”, declarou.

Em 2002, Felipão não incluiu Romário da lista de convocados e apostou em Ronaldo, que ainda se recuperava de lesões no joelho. Quase oito anos depois, o treinador ainda ressalta as qualidades do Fenômeno e acredita que o camisa 9 do Corinthians tem condições de disputar mais uma Copa – a sua quinta na carreira.

“Trata-se de um jogador que se supera. Se quiser, o Ronaldo pode se superar ou pouco, melhorar o físico e dar dor de cabeça a quem acha que ele está fora de ritmo”, atestou o treinador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host