05/12/2009 - 14h02

Sorteio põe 2 prêmios e 5 indicações de melhor do mundo no grupo do Brasil

Alexandre Sinato e Renato Cury
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

A força do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2010 pode ser medida pelos destaques individuais dos países sorteados para o grupo G. Dos 23 jogadores candidatos ao prêmio de melhor do mundo deste ano, cinco estão na chave. E dois deles são os últimos campeões do troféu oferecido pela Fifa.

GRUPO G REÚNE 'MELHORES DO MUNDO'

  • Arturo Rodriguez/AP

    Últimos vencedores do prêmio de melhor do mundo, Kaká e Cristiano Ronaldo se enfrentarão na 1ª fase

  • Reuters

    Drogba é o destaque da Costa do Marfim, que deve dar trabalho para Brasil e Portugal no Grupo G

O grupo brasileiro é formado também por Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte. Na lista dos finalistas ao prêmio, o Brasil tem três representantes: Kaká e Luís Fabiano, praticamente assegurados na Copa, e Diego, convocado no início da era Dunga.

Portugal contribui com Cristiano Ronaldo, atual detentor do rótulo de melhor do mundo. Ele sucedeu o brasileiro Kaká, vencedor da edição de 2007. Didier Drogba, da Costa do Marfim, completa a lista dos privilegiados nomes do futebol mundial que aparecem no grupo G.

Drogba, inclusive, foi citado por Dunga como a principal arma da equipe africana. Brasil e Costa do Marfim se enfrentam pela segunda rodada, dia 20, no estádio Soccer City, em Johanesburgo. “A Costa do Marfim tem o Drogba, um dos melhores jogadores do mundo, e muitos atletas que atuam na Europa.”

O treinador brasileiro ainda se mostrou animado com o duelo particular que será travado por Kaká e Cristiano Ronaldo. Atualmente, os dois astros são companheiros de Real Madrid e protagonizaram duas das maiores transferências da última janela europeia.

“Será uma competição interessante entre eles, tanto na Copa como nos treinos do Real. Os jogadores sempre ficam comentando entre eles que querem vencer o outro”, opinou Dunga.

A chave do Brasil só não é a que mais reúne indicados ao prêmio da Fifa deste ano devido à hegemonia da Espanha. Cabeça de chave do grupo H, a Fúria conta com seis jogadores na lista: Casillas, Puyol, Xavi, Iniesta, Fernando Torres e David Villa. Dos demais nomes, apenas o sueco Ibrahimovic está fora da Copa.

No grupo A, em que aparece a França, há dois representantes: Henry e Ribery. Favorito ao título de melhor do mundo, o argentino Messi jogará no grupo B. Os indicados do grupo C são todos ingleses: Gerrard, Rooney, Lampard e Terry. No grupo D estão Michael Ballack (Alemanha) e Essien (Gana).

Camarões, integrante da chave E, conta com a presença do atacante Samuel Eto’o. Por fim, no grupo F, o goleiro Buffon representa a seleção italiana, atual campeã mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host