05/12/2009 - 07h01

Com dois jogos do Brasil, Johanesburgo vira 1ª opção de "quartel-general"

Alexandre Sinato e Renato Cury
Na Cidade do Cabo (África do Sul)
  • Soccer City, em Johanesburgo, será palco do jogo contra a Costa do Marfim na segunda rodada e poderá receber o Brasil nas fases seguintes

    Soccer City, em Johanesburgo, será palco do jogo contra a Costa do Marfim na segunda rodada e poderá receber o Brasil nas fases seguintes

Johanesburgo é a favorita para virar base do Brasil na Copa do Mundo. A maior cidade da África do Sul receberá dois jogos seguidos da seleção na primeira fase e tem boas chances de sediar também um eventual confronto de oitavas de final do time de Dunga (além da almejada final). Por isso, antes do torneio e durante, a delegação pode se concentrar no local. A CBF pretende divulgar a decisão nos próximos dias.

Dunga comemorou a tabela da fase de grupos, definida após o sorteio desta sexta-feira. O Brasil encara Coreia do Norte e Costa do Marfim em Johanesburgo, respectivamente, nos dias 15 e 20, nos dois compromissos iniciais. A primeira partida será no estádio Ellis Park. A segunda, no Soccer City.

“É uma coisa boa. A Copa é um campeonato que causa um desgaste grande e ficar no mesmo lugar para jogar duas partidas seguidas é uma vantagem, temos que usar isso a nosso favor. E voltamos para Johanesburgo se conseguirmos o primeiro lugar do grupo”, comemorou Dunga, projetando as oitavas de final no Ellis Park.

A terceira partida da seleção será no dia 25, contra Portugal, em Durban. O estádio Moses Mabhida foi inaugurado oficialmente na semana passada e é considerado um dos principais desta Copa. É famoso pelos dois arcos que cruzam todo o teto e possibilitam a passagem de um bondinho sobre o gramado.

Sem alarde, a CBF já avaliou e visitou diferentes opções para instalar seu “quartel-general” antes e durante a Copa. E Johanesburgo foi uma delas. O fato de ser a maior cidade da África do Sul não incomoda a comissão técnica.

Dunga tem duas exigências: quer privacidade e boas instalações de treinamento. Além de um bom campo para trabalhar, a comissão técnica procura um lugar que ofereça facilidade para o departamento médico e físico.

A entidade, porém, evita comentar publicamente as instalações que mais agradaram. Considera que divulgar o nome do local favorito pode encarecer o processo e dificultar a negociação.

Até agora, a CBF oficializou apenas que o início da preparação para a Copa será feito em Curitiba, no CT do Atlético-PR. Depois disso, a seleção pode passar por uma segunda cidade antes de chegar à base sul-africana. O mistério é grande quanto às cidades e aos países estudados para essa segunda etapa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host