04/12/2009 - 17h42

Portugal avalia ser 'especial' jogar com Brasil e teme Costa do Marfim

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A definição de Portugal no grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2010 foi uma das principais surpresas do sorteio realizado nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo. Apesar da dificuldade que a seleção lusa encontrará logo na primeira fase, os membros da equipe europeia avaliaram ser "especial" ter o time de Dunga pela frente e trataram Costa do Marfim como outra força da chave G do Mundial. Coreia do Norte completa o grupo.

Com três brasileiros naturalizados em sua seleção, Portugal evitou reclamar da sorte no sorteio e diz ter capacidade de lutar em condições iguais pelo primeiro lugar do grupo. “É um grupo difícil para todos. O Brasil é favorito, mas vamos competir pela primeira posição. Vamos disputar cada jogo e cada ponto. É especial estar com o Brasil e penso que será um dos grupos que mais tensão gerará nesta Copa do Mundo”, comentou o técnico português Carlos Queiroz.

O amistoso disputado em novembro de 2008, em Brasília, e que terminou em 6 a 2, também foi lembrado pelo treinador, que descartou outra exibição fraca da equipe lusa. “Não será igual àquele amistoso. A atmosfera do jogo será diferente. Certamente chegaremos ao Mundial em melhor forma, sem desfalques. Agora somos mais consistentes e coesos”, destacou Queiroz em entrevista ao SporTV.

Destaque de Portugal na campanha complicada da seleção portuguesa nas eliminatórias, o luso-brasileiro Liédson também comentou que a partida contra o Brasil será diferente e especial. “Estou feliz por ter o Brasil nesta fase e não acho que seja o grupo da morte. É bastante acessível, temos plenas condições de passar, mas é claro que temos de estar concentrados, porque sabemos que no Mundial todos os jogos são difíceis”, afirmou o atacante, em declarações à RTP.

O meia Deco, companheiro do atacante marfinense Didier Drogba no Chelsea, preferiu dar ênfase ao jogo contra Costa do Marfim, estreia de Portugal na Copa do Mundo da África do Sul. “A Costa do Marfim tem jogadores importantes que atuam em grandes clubes da Europa e será um adversário complicado. Talvez lute pela vaga e não podemos cometer erros nesse primeiro jogo, que será fundamental”, disse Deco ao SporTV.

Carlos Queiroz também destacou a partida contra Costa do Marfim como decisiva para o futuro de Portugal na Copa. “O grupo está nivelado e equilibrado. Não podemos cometer nenhum erro contra Costa do Marfim”, reforçou o treinador, que destaca a presença dos brasileiros na sua seleção, que além de Liédson e Deco, conta também com o zagueiro Pepe. “Os brasileiros dão força ao nosso time. Liedson se identifica muito com o futebol português e contribuiu muito para a nossa equipe”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host