03/12/2009 - 09h05

Crítico do Morumbi, Valcke vira centro das atenções

Por Paulo Cobos e Rodrigo Bueno
Da Folhapress
Em Cidade do Cabo (África do Sul)

O francês Jérôme Valcke, o secretário-geral da Fifa, é o mais atarefado cartola nos dias que antecedem o sorteio dos grupos da Copa de 2010. Mas ainda encontra tempo para gracejos e para cumprir o papel de garoto-propaganda.

O dirigente, que é o maior crítico do Morumbi para o Mundial de 2014, é quase onipresente no centro de convenções da Cidade do Cabo, que vai abrigar na sexta-feira a cerimônia que definirá as chaves da Copa.

Segundo o francês, o estádio do São Paulo não tem condições para abrigar a abertura da Copa no Brasil. De acordo com o último relatório da Fifa sobre o assunto, o Morumbi poderá receber, no máximo, partidas das oitavas de final do torneio.

Valcke anunciou os cabeças de chave. Também foi o responsável por falar sobre segurança e hospedagem para 2010. Ele será o mestre de cerimônias do sorteio, quando irá compartilhar o palco com a bela Charlize Theron, por quem se desmanchou em entrevista nesta terça-feira ao anunciar os convidados da festa de sexta.

Nesta quarta-feira, cerca de 15 minutos depois de anunciar os cabeças de chave, o francês voltou à sala de entrevistas para anunciar um prêmio da Hyundai, uma das patrocinadoras da Fifa, ao melhor jogador jovem no próximo Mundial. E começou seu discurso como se estivesse fazendo propaganda para a montadora sul-coreana, a quem também elogiou pela doação de carros e ônibus para os sul-africanos.

"Eu tenho um Hyundai, sei as qualidades do carro", declarou o cartola francês, que segue assim os passos do suíço Joseph Blatter, seu chefe.

O atual presidente da Fifa, nos tempos em que a entidade era controlada pelo brasileiro João Havelange, ganhou notoriedade por sua desenvoltura em eventos públicos da federação, especialmente os sorteios das Copas, e por sua eloquência em entrevistas.

Agora, Blatter está mais contido. Só na tarde desta quarta, depois de reunião do Comitê Executivo da Fifa, ele apareceu publicamente na Cidade do Cabo nesta semana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host