Rubén Amorim

Rubén Filipe Marques Amorim
Rubén Amorim
Data de Nascimento27/01/1985
NacionalidadePortuguesa
Local de nascimentoLisboa (POR)
Altura1,80m
Peso77kg
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa
ClubeBenfica
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • Belenenses (POR): 2003-2008
  • Benfica (POR): 2008-

Volante do Benfica, Rubén Amorim chegou à África do Sul para substituir uma esperança portuguesa no Mundial: Nani. O meia-atacante do Manchester United machucou o ombro esquerdo ainda nos treinamentos da equipe em Portugal. O técnico Carlos Queiroz apostou na recuperação, mas na semana da abertura da Copa, acabou cortado pelo departamento médico.

A convocação de Amorim mostra uma mudança no esquema de Queiroz. Nani tinha grandes chances de ser titular no ataque luso, ao lado de Liedson e Cristiano Ronaldo. Amorim, porém, é volante de contenção e, algumas vezes, joga como lateral-direito. Sua incorporação ao grupo pode representar uma liberdade maior para outro jogador do Benfica, Fábio Coentrão. A lateral-esquerda pode ficar a cargo de Paulo Ferreira e Coentrão, liberado para jogar no meio ou no ataque.

Jogador de 25 anos, ele começou nas categorias de base do Benfica, mas rodou por Portugal antes de estrear como profissional pelo clube. Jogou o Campeonato Português pela primeira vez em 2003, pelo Belenenses. Voltou ao Benfica em 2008 e, hoje, é uma peça importante da equipe. Antes do futebol, chegou a ser goleiro de hóquei sobre patins.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host