Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo dos S. Aveiro
Data de Nascimento05/02/1985
NacionalidadePortuguesa
Local de nascimentoFunchal (POR)
Altura1,86m
Peso84kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeReal Madrid
Número
7

História

Clubes por onde passou
  • Sporting (POR): 2001-2003
  • Manchester United (ING): 2003-2009
  • Real Madrid (ESP): 2009-2010

O meia-atacante Cristiano Ronaldo já é um dos melhores de todos os tempos do futebol português, junto com Eusébio e Figo. Hábil e atrevido, foi ídolo no Manchester United, da Inglaterra, e passou a ser idolatrado pela torcida do Real Madrid, da Espanha, desde a sua transferência em 2009. Isso não surpreende, já que foi campeão por onde passou e eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2008.

Naquela temporada, ele foi campeão de tudo pelo Manchester United. Conduziu o clube à conquista do Campeonato Inglês, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes.

Filho de uma cozinheira e um jardineiro, ele recebeu o Ronaldo no nome em homenagem ao então presidente dos EUA, Ronald Reagan. Tem fama de playboy e aparece com uma namorada diferente a cada semana. É também visto como um apreciador de joias, carros, roupas, música brasileira e filmes de ação, principalmente aqueles protagonizados pelo belga Jean Claude van Damme.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro começou a carreira no pequeno Nacional, clube de sua cidade natal, Funchal, na Ilha da Madeira, mas logo conseguiu uma vaga no Sporting. O bom desempenho nos Leões despertou o interesse do Manchester United, que em 2003 o contratou por 12 milhões de libras.

Dono de um estilo cheio de firula, com direito a pedaladas e chaleiras, Cristiano Ronaldo tem facilidade em desmontar defesas adversárias. Entretanto, no começo da carreira o jogador foi bastante criticado por ser pouco produtivo ofensivamente. A situação só mudou após o trabalho com Alex Ferguson, técnico do Manchester. Hoje, o meia-atacante tem um futebol maduro e pode atuar nos dois lados do campo.

Na seleção, atuou nas equipes Sub-18 e Sub-21 antes de ser convocado por Luiz Felipe Scolari em 2003. No ano seguinte, participou com destaque da campanha do vice-campeonato de Portugal na Eurocopa.

Apesar do time não ter conquistado o título, Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor jogador português da competição. Ele marcou dois gols na Euro, um contra a Grécia na primeira rodada e outro diante da Holanda nas semifinais. Na decisão, após a derrota para os gregos, deixou o campo chorando.

Com a mesma facilidade com que coleciona fãs, se mete em problemas. Quando criança, foi expulso da escola ao atirar uma cadeira na professora. O motivo: ela tinha dificuldade em entender o seu forte sotaque madeirense.

Em 2005, foram três os casos mais sérios. Em setembro, foi parar numa delegacia de Londres, acusado de estupro, e só foi liberado horas depois. O caso prosseguiu até ser fechado por falta de provas. Em dezembro, quando o Manchester foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Benfica, exibiu o dedo médio para a torcida rival que o vaiava. Resultado: foi suspenso e multado. Além disso, brigou num treino com um companheiro, o holandês Ruud van Nistelrroy, o que levou a imprensa inglesa a comentar sobre uma possível transferência.

As especulações sobre sua saída do Manchester aumentaram depois da Copa de 2006, quando conseguiu a expulsão do então companheiro de time Wayne Rooney na partida das quartas de final contra a Inglaterra. Portugal ainda terminaria o torneio na quarta colocação. A transferência, porém, só ocorreu três anos depois. No primeira temporada no Real Madrid, Cristiano Ronaldo manteve o nível, mas seu clube ficou sem títulos.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host