Valbuena

Mathieu Valbuena
Data de Nascimento28/09/1984
NacionalidadeFrancesa
Local de nascimentoBruges (FRA)
Altura1,67m
Peso58kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeOlympique
Número
20

História

Clubes por onde passou
  • Langon Castet: 2003-2004
  • Libourne/St Seurin: 2004-2006
  • Olympique (FRA): 2006-2010

A carreira de Mathieu Valbuena começou o Bordeaux, clube pelo qual jogou ainda adolescente. No entanto, por causa de sua baixa estatura, foi dispensado após somente um ano de treinamento. Ele permaneceu mais dois anos em categorias de base até se profissionalizar em 2004 no Libourne Saint-Seurin.

Em suas duas temporadas pela equipe, Valbuena atuou em 53 partidas, marcou dez gols e ajudou no acesso do time à segunda divisão. Em junho de 2006, o meio-campista fechou contrato de três anos com o Olympique, mas teve um início ruim com uma lesão.

No ano seguinte, o jogador foi beneficiado pela saída de Franck Ribéry e conseguiu disputar 29 jogos pelo Campeonato Francês e outros dez pela Liga dos Campeões. Em 2009/2010, ele disputou 31 jogos e marcou cinco gols na campanha do título nacional. A baixa estatura, que um dia lhe rendeu uma dispensa, foi reconhecida pelos torcedores do Olympique e Valbuena ganhou o apelido de Pequena Bicicleta – em uma brincadeira também com o estádio do clube, o Vélodrome.

O jogador chegou a ser convocado por Raymond Domenech, mas sofreu uma lesão pequena e ficou de fora dos amistosos. Sem jogar a Eurocopa-2008 e as eliminatórias para a Copa do Mundo, Valbuena foi uma surpresa na lista francesa para o Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host