Evra

Patrice Latyr Evra
Evra
Data de Nascimento15/05/1981
NacionalidadeFranco-senegalesa
Local de nascimentoDacar (SEN)
Altura1,75m
Peso76kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeManchester United
Número
13

História

Clubes por onde passou
  • Marsala (1998-1999)
  • Monza (1999-2000)
  • Nice (2000-2002)
  • Monaco (2002-2006)
  • Manchester United (2006-2010)

Patrice Evra nasceu em Dacar, capital do Senegal, onde seu pai era diplomata representando Guiné. Após se mudar com sua família para Bruxelas, Evra passa a viver em Les Ullis, cidade próxima a Paris onde deu seus primeiros passos no mundo do futebol ao lado de ninguém menos que Thierry Henry, amigo de infância.

Anos depois, quando já estava no início de sua carreira profissional, Patrice Evra era aproveitado como atacante, mas jogando pelo Nice, na segunda divisão francesa, seu técnico passou a utilizá-lo como lateral-esquerdo, pois suas boas incursões aos ataques aliadas à sua recuperação defensiva e seu físico se mostrariam excelentes para a posição. Naquele ano, Evra foi eleito o melhor lateral-esquerdo da segunda divisão francesa. Hoje, é titular absoluto do Manchester United.

Antes de chegar à Inglaterra, Evra exerceu papel central no Monaco, onde portou a faixa de capitão e levou o time até o vice-campeonato na Liga dos Campeões da Europa, em 2004. Naquela época, Evra atuava também como meio-campista, sempre tendendo a abrir pela esquerda.

Após seu papel central na equipe do principado, Evra foi transferido ao Manchester United, onde se firmou entre os titulares e é nome recorrente nos jogos mais importantes do futebol mundial. Nos diversos títulos vencidos pelos Red Devils nos últimos anos, Evra sempre esteve presente, inclusive na Liga dos Campeões e no Mundial de Clubes de 2008.

Porém, não conseguiu vaga na Copa de 2006, disputando seu primeiro campeonato pela seleção francesa na Eurocopa de 2008. Desde então, é titular de Raymond Domenech e um nome certo nos onze iniciais dos Bleus na África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host