Park

Ji-sung Park
Park
Data de Nascimento25/02/1981
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoSeul
Altura1,75m
Peso72kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeManchester United
Número
7

História

Clubes por onde passou
  • Kyoto Purple Sanga (JAP): 2000 - 2002
  • PSV Eindhoven (HOL): 2002 - 2005
  • Manchester United (ING): 2005 - 2010

Um dos melhores jogadores asiáticos da atualidade, o meia-atacante Ji-sung Park tem uma história singular. Ao contrário de vários atletas de seu país, optou por disputar os campeonatos colegiais japoneses quando tinha apenas 18 anos e, em 2001, foi contratado pelo japonês Kyoto Purple Sanga, onde iniciou a carreira profissional.

Park tem habilidade rara para um jogador do continente, que tem tradição recente no futebol. Veloz, Park arma muito bem, faz lançamentos precisos, cruza, organiza tabelas e ainda é um talentoso cobrador de faltas. Sua única dificuldade é a pontaria. Conhecido por perder muitas oportunidades de gol, o jogador passou a aprimorar o fundamento na Europa, onde atua desde 2002.

O fato curioso é que o meia jamais defendeu equipes de seu país. Do Kyoto, Park foi direto para o holandês PSV Eindhoven após ser a figura central da campanha coreana no Mundial da Ásia, em 2002. Jogando em casa, a seleção foi uma das surpresas da competição e terminou na quarta posição.

Na Copa, foi o autor de um gol importante: o da vitória por 1 a 0 sobre Portugal, que deu ao país a classificação para a segunda fase. Sua relação com Guus Hiddink merece nota especial. O holandês foi técnico de Park na seleção e o levou para o PSV junto com o lateral Lee em 2003.

Em 2005, após conquistar o título nacional e chegar à semifinal da Liga dos Campeões da Europa, quando ficou conhecimento internacionalmente ao anotar um gol contra o Milan nas semifinais, Park foi vendido por 6 milhões de euros para o poderoso Manchester. Ele se tornou o primeiro jogador asiático a jogar uma final de Liga dos Campeões da Europa e até hoje é uma das principais armas do treinador Alex Ferguson nos Red Devils.

No Mundial da Alemanha, Park disputou as três partidas da primeira fase, mas não conseguiu conduzir sua seleção para as oitavas de final. Com atuações apagadas, esteve irreconhecível. O único jogo em que teve destaque foi no empate em 1 a 1 contra a França. O jogador fez o gol dos sul-coreanos e foi eleito o melhor da partida pela Fifa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host