Chung-yong

Chung-yong Lee
Chung-yong
Data de Nascimento02/07/1988
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoSeul (CDS)
Altura1,80m
Peso69kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeBolton
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • FC Seoul (CDS): 2006 - 2009
  • Bolton (ING): 2009 - 2010

Bastante habilidoso, o jovem Lee Chung-yong é tido como uma das promessas da seleção sul-coreana. O meia foi eleito em 2009 como “um dos 50 astros em ascensão” pelo jornal britânico The Times e é conhecido pelo apelido de “dragão azul”, significado dos caracteres que formam seu nome.

O curioso é que Chung-Yong já foi “acusado” de ter estreado tarde de mais nos gramados, aos 11 anos de idade. Em 2003, no entanto, quando tinha 15 anos, chamou a atenção do FS Seoul, que estava começando a desenvolver uma academia de jovens talentos.

Foi no clube coreano que Chung-Yong iniciou a parceria com Ki Sung-Yueng, outro jovem talento da seleção nacional. A dupla é chamada na Coreia do Sul de “Dragão Duplo”, por conta dos nomes dos jogadores e tem uma legião de fãs.

Em sua primeira temporada no time principal do FC Seoul, disputou 15 partidas e anotou três gols. No ano seguinte, em 2008, o atleta conquistou seu lugar como titular e esteve em campo em 22 partidas, com saldo de cinco gols e seis assistências. Foi em 2009, no entanto, que o jogador chegou a seu auge: no primeiro jogo da temporada, teve atuação destacada contra o Chunnam Dragons. Em outra partida, marcou o gol da vitória sobre o arquirrival Suwon Samsung Bluewings.

Em julho de 2009, o FC Seoul anunciou a transferência de Chung-Yong para o Bolton Wanderers, da Inglaterra. O contrato foi confirmado oficialmente em 14 de agosto e, no dia seguinte, o jogador fez sua estreia no Campeonato Inglês. Seu primeiro gol na Premier League foi marcado cerca de dois meses depois, na vitória diante do Birmingham City.

Chung-Yong estreou na seleção coreana no Mundial sub-20 de 2007 e, no ano seguinte, defendeu o time nacional nos Jogos Olímpicos de Pequim. Sua primeira passagem pela seleção principal aconteceu em maio de 2008, nas eliminatórias à Copa do Mundo de 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone