Ahn

Jung-hwan Ahn
Ahn
Data de Nascimento27/01/1976
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoPaju (CDS)
Altura1,77m
Peso73kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeDalian Shide
Número
9

História

Clubes por onde passou
  • Ajou University (CDS): 1995 - 1997
  • Busan Icons (CDS): 1998 - 2000
  • Perugia (ITA): 2000 - 2002
  • Shimizu (JAP): 2002 - 2003
  • Yokohama Marinos (JAP): 2004 - 2005
  • Metz (FRA): 2005
  • Duisburg (ALE): 2005 - 2006
  • Suwon Bluewings (CDS): 2007
  • Busan Icons (CDS): 2008
  • Dalian Shide (CHN): 2008 – 2010

Mesmo em fim de carreira, Jung-hwan Ahn ainda é respeitado em seu país e tem experiência. Para quem não se lembra, na Copa de 2002, organizada conjuntamente entre japoneses e sul-coreanos, o jogador fez o "gol de ouro" que eliminou os italianos no mais quente confronto das oitavas de final daquela edição.

Na época, Ahn defendia o Perugia e nem sequer era titular do time, que tinha como principal estrela o japonês Hidetoshi Nakata. Mesmo assim, o presidente da equipe, Luciano Gaucci, inconformado com a eliminação da "Azurra", sentenciou: "Eu não vou pagar salário para um cara que levou o futebol italiano à ruína", disse. Após a polêmica, o cartola voltou atrás, mas tarde demais.

O jogador aceitou o convite do japonês Shimizu S-Pulse, pelo qual disputou uma temporada. No ano seguinte, já estava no Yokohama Marinos. Em 2005, voltou à Europa para disputar uma temporada pelo francês Metz. Depois disso, o atacante se tornou um cigano do futebol e passou por inúmeros clubes até chegar no chinês Dalian Shide, equipe que defende desde 2008.

Ao longo do tempo foi perdendo espaço para atacantes mais novos nos times em que jogou. Na seleção, a situação não foi diferente. Titular indiscutível no passado, Ahn também ficou de lado na seleção e viu o posto de ídolo do país ser passado para Ji-Sung Park, que atua no poderoso Manchester United.

Na Copa da Alemanha, "O Senhor dos Aneis", apelido que ganhou dos fãs por sempre beijar a aliança ao comemorar um gol, foi um dos únicos da equipe a se destacar, sempre entrando no segundo tempo das partidas. Na estreia contra Togo, o jogador marcou o gol da vitória (2 a 1) e, de quebra, foi eleito o melhor da partida pela Fifa.

Agora com 34 anos, o veterano atacante tenta ganhar a confiança do treinador Huh Jung-Moo para disputar a sua terceira Copa consecutiva antes de se aposentar. O atacante chegou a ficar dois anos sem ser convocado, mas retornou ao selecionado sul-coreano para o amistoso contra a Costa do Marfim, disputado em março, em Londres – os asiáticos ganharam por 2 a 0.

Famoso pelo seu belo rosto, Ahn Jung-Hwan também atende pelo apelido de “Beckham Sul-coreano”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host