Cahill

Tim Cahill
Cahill
Data de Nascimento06/12/1979
NacionalidadeAustraliano
Local de nascimentoSydney (AUS)
Altura1,78m
Peso69kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeEverton
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Millwall (ING): 1997 - 2004
  • Everton (ING): 2004 - 2010

Tim Cahill teve uma trajetória diferente da maioria de seus parentes esportistas. Enquanto vários primos se envolveram com o rúgbi, ele preferiu o caminho do futebol. Chris, seu irmão, seguiu os mesmos passos e hoje defende a seleção de Samoa, país de origem da mãe deles.

Após passar pelas categorias de base do Sydney United, Cahill foi para a Inglaterra, onde se profissionalizou no Millwall. Em 2004, se transferiu para um clube mais forte e de primeira divisão, o Everton, da cidade de Liverpool.

Não demorou para o meia se tornar um dos jogadores preferidos da torcida do time, principalmente pelos gols feitos sobre o Liverpool, maior rival do Everton. Apesar da estatura mediana, Cahill é uma cabeceador eficiente.

Na adolescência, também atuou nas seleções de base de Samoa, por causa da origem da mãe. Em 2002, tentou defender a Irlanda, já que seu pai é inglês com ascendência irlandesa. Dois anos depois, fez, enfim, sua estreia pela Austrália.

Cahill já deixou seu nome na história do futebol australiano ao marcar o primeiro gol da equipe nacional em Mundiais, na edição de 2006, na Alemanha, em que abriu o placar na vitória por 3 a 1 sobre o Japão.

O meia é um dos principais jogadores da história do futebol australiano. Em 2004, foi considerado o melhor da Oceania. E em 2006, foi indicado à Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista “France Football” ao melhor jogador em atividade no futebol europeu.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host