Samuel

Walter Adrián Samuel
Data de Nascimento23/03/1978
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoFirmat (ARG)
Altura1,84m
Peso81kg
Participações em Copa1 (2002)
Título em CopaNenhum
ClubeInternazionale
Número
13

História

Clubes por onde passou
  • Newell's Old Boys (ARG): 1996 - 1997
  • Boca Juniors (ARG): 1997 - 2000
  • Roma (ITA): 2000 - 2004
  • Real Madrid (ESP): 2004
  • Inter de Milão (ITA): 2005 - 2010

Nos anos 80, Falcão encheu os olhos dos torcedores da Roma depois de dar a eles o título do Italiano de 1982. Dezenove anos depois, um jogador se candidatou a tentar roubar o título de "Rei de Roma" do brasileiro: Walter Samuel. Ele chegou à equipe da capital italiana com apenas 22 anos e logo conquistou seu espaço ao lado de Aldair e Antônio Carlos na zaga romana.

Depois de sofrer um pouco para se adaptar à posição de líbero - ele era lateral-esquerdo antes disso -, Samuel presenteou sua nova torcida com um título italiano. Exagero? Nem um pouco: o zagueiro argentino foi um dos grandes nomes da conquista do Scudetto (o título italiano) de 2001. Pela equipe da capital italiana, o zagueiro esteve em campo por mais de 15 mil minutos pela Série A (173 partidas).

Além de seguro nas divididas, Samuel sabe apoiar o meio-campo e o ataque como poucos zagueiros. Essas características o colocaram na vitrine do futebol mundial e, por consequência, na seleção argentina. Por causa das atuações seguras na Roma, o ‘Muro’, como é conhecido o zagueiro, foi contratado pelo Real Madrid em 2004 por cerca de 25 milhões de euros.

Sem conquistar um título pelo Real, Samuel aumentou a legião de argentinos da Inter de Milão na temporada 2005/06. Após reencontrar o bom futebol, o beque foi lembrado por Maradona para disputar um amistoso com a Alemanha depois de longo período de ausência no selecionado “hermano”.

Chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para a disputa da Copa do Mundo de 2002, realizada na Ásia, Samuel foi a campo nas três partidas da Argentina no torneio. Apesar de a defesa dos “hermanos” ter sofrido apenas dois gols, o ataque não rendeu ao marcar também duas vezes. Com isso, o time sul-americano caiu logo na primeira fase com apenas uma vitória sobre a Nigéria na estreia.

Quatro anos depois, o zagueiro ficou fora dos planos do treinador José Pekerman. A ausência de Samuel surpreendeu a torcida e a imprensa argentina, uma vez que o jogador havia sido campeão mundial sub-20 com o treinador em 1997, na competição realizada na Malásia. Somado a isso, o atleta esteve presente em nove jogos das eliminatórias para a Copa de 2006.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host