Mascherano

Javier Alejandro Mascherano
Mascherano
Data de Nascimento08/06/1984
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoSan Lorenzo (ARG)
Altura1,74m
Peso70kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeLiverpool
Número
14

História

Clubes por onde passou
  • River Plate (ARG): 2003-2005
  • Corinthians (SP): 2005-2006
  • West Ham (ING): 2006 - 2007
  • Liverpool (ING): 2007 - 2010

Mascherano é considerado um craque com a bola nos pés. Na Copa América de 2004, quando a Argentina perdeu na final para o Brasil, o volante foi um dos melhores da competição. A imprensa argentina o elegeu como o melhor volante da última década.

Tanta qualidade, claro, chamou a atenção do mundo. Mais especificamente do Brasil. A gigante investidora MSI não sossegou enquanto não conseguiu trazer o jogador para o grupo estrelado do Corinthians. Apesar do interesse de concorrentes de peso como Real Madrid e La Coruña. O negócio foi fechado no meio da temporada de 2005. O argentino foi contratado pelo time paulista por US$ 15 milhões e assinou por cinco anos.

A estreia pelo time do Parque São Jorge foi perfeita: vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, em 10 de julho de 2005, pelo Campeonato Brasileiro. No jogo com o arquirrival, o volante iniciou a jogada que culminou no terceiro gol corintiano, marcado por Rosinei.

Apesar do status de estrela, Mascherano pouco entrou em campo pelo Corinthians e teve uma atuação discreta na conquista do Brasileirão de 2005 – jogou apenas oito partidas. A ausência em campo se repetiu no ano posterior, quando fez somente 18 jogos por causa de sucessivas contusões – chegou a passar por uma operação no pé esquerdo - e convocações à seleção argentina.

Antes de se envolver em uma polêmica com o técnico Emerson Leão, que deixou claro que não gostava de trabalhar com jogadores argentinos, Mascherano trocou empurrões com o meia Marcelinho Carioca durante um treino no Parque São Jorge.

Dias depois do incidente com o ídolo corintiano, o volante argentino acertou a sua transferência para o West Ham, assim como o compatriota Carlitos Tevez. Mas a passagem pelo time londrino foi curta, pois em 2007 já estava no Liverpool, onde é visto como um dos principais jogadores da equipe de Rafa Benítez.

O volante é peça fundamental para a seleção argentina. Tanto que, na Copa 2006, jogou todos os minutos de todas as partidas da Argentina. Sua atuação mais destacada foi contra Sérvia e Montenegro, quando errou apenas um de 56 passes e cometeu somente duas faltas.

Dentro de campo, Mascherano rouba a bola com facilidade e briga muito pela posse dela no meio-campo. Mas jura que não é um jogador violento, de muitas faltas.

Até mesmo Maradona já elogiou Mascherano: "De todos os jovens jogadores que apareceram nos últimos anos, aquele que mais me impressiona é Javier Mascherano", disse. O treinador também falou que cairia da cama e perderia o sono se perdesse o volante para a disputa da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host