Jónas Gutierrez

Jónas Manuel Gutierrez
Data de Nascimento05/07/1983
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoSáenz Peña (ARG)
Altura1,85m
Peso78kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeNewcastle United
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • Vélez Sarsfield (ARG): 2001 - 2005
  • Mallorca (ESP): 2005 - 2008
  • Newcastle United (ING): 2008 - 2010

Muitos meninos sonham em ser jogador de futebol, mas Gutiérrez quase não conseguiu realizar este feito. Não por causa da qualidade técnica, mas sim devido a um problema de saúde. Quando pequeno, ele sofreu uma paralisia na parte esquerda do corpo. Os médicos aconselharam a mãe do garoto que ele praticasse esportes, e o escolhido foi o futebol.

Depois de passar pelas categorias de base do Estudiantes de Caseros, Argentinos Juniors e River Plate, o meia foi parar no Vélez Sarsfield. A estreia na equipe portenha aconteceu quando estava com 19 anos. Iniciou a partida contra o Peñarol, pela Copa Mercosul, na reserva e com apenas cinco minutos em campo marcou o seu primeiro gol como profissional. A equipe argentina venceu por 3 a 0 a partida realizada em 18 de setembro 2001.

O ponto alto de sua carreira aconteceu em 2005, quando conquistou o Torneio Clausura pelo Vélez. Após o título argentino, transferiu-se para o Mallorca. A passagem pelo time espanhol se encerrou em julho de 2008, quando o jogador rescindiu unilateralmente seu contrato. No dia seguinte, assinou com o Newcastle. Agora na Inglaterra, o atleta argentino resolveu adotar o nome "Jónas" na camisa.

A estreia no clube inglês aconteceu em 17 de agosto, na abertura da temporada 2008/09. Sua atuação impressionou os fãs e o jogador ajudou seu time a empatar por 1 a 1 com o Manchester. Na imprensa, o desempenho do jogador foi tido como "a estreia mais impressionante da Premier League" no dia de abertura da temporada

Após uma sequência de boas performances, o Homem-Aranha - apelido que recebeu ao marcar um gol e tirar do calção, colocar uma máscara e fazer gestos de jogar teia como o superherói - desfalcou o clube por alguns meses e não conseguiu ajudar o time a evitar o rebaixamento à segunda divisão inglesa.

Pela seleção argentina, a sua estreia foi em 2007, no clássico com a França. Os “hermanos” venceram os Bleus por 1 a 0, em Saint-Denis. E foi justamente contra os franceses que ele marcou seu primeiro gol com a seleção principal, no triunfo por 2 a 0, no jogo realizado em Marselha, em fevereiro de 2009.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host