Heinze

Gabriel Iván Heinze
Heinze
Data de Nascimento19/03/1978
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoCrespo (ARG)
Altura1,78m
Peso72kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeOlympique
Número
6

História

Clubes por onde passou
  • Newell´s Old Boys (ARG) - 1997
  • Valladolid (ESP): 1997 - 1998
  • Sporting (POR): 1998 - 1999
  • Valladolid (ESP): 1999 - 2001
  • PSG (FRA): 2001 - 2004
  • Manchester United (ING): 2004 - 2007
  • Real Madrid (ESP): 2007 - 2009
  • Olympique de Marselha (FRA): 2009 - 2010

Filho de mãe italiana e pai alemão, Gabriel Iván Heinze tornou-se profissional em 1997, na equipe do Newell’s Old Boys. Por ter qualidade e poder atuar em duas posições (zagueiro ou lateral-esquerdo), o atleta logo atraiu os olhares europeus e, no mesmo ano, já se transferiu para o Valladolid, da Espanha.

Heinze deixou a Argentina muito jovem, mal jogou nos times locais, o que fez dele um desconhecido em seu país por alguns anos. Depois da passagem pela Espanha, Heinze foi para o futebol português, contratado pelo Sporting, onde jogou na temporada 1998/1999.

No retorno à Espanha, o jogador se consagrou como estrela do Valladolid, construindo uma ótima reputação nos gramados, desta vez como um habilidoso zagueiro. A boa fama fez Heinze mudar novamente de clube. Dessa vez, o argentino foi parar no Paris Saint German, onde continuou impressionando.

Heinze só tinha um pequeno "defeito". Era muito duro dentro de campo. A raça em excesso rendeu ao jogador 20 cartões amarelos e dois vermelhos ao longo das duas primeiras temporadas na França. Em 2003, finalmente estreou pela seleção argentina principal numa vitória de 3 a 1 sobre a Líbia.

Em 2003/04, ele colocou um pouco o pé no freio e recebeu apenas dois amarelos na campanha que levou o PSG ao segundo lugar do Campeonato Francês. No final daquela temporada, o Manchester United pagou 10,4 milhões de euros para contratar o argentino.

Antes de estrear no Manchester, foi campeão olímpico em Atenas pela seleção argentina e, na temporada seguinte, foi considerado o melhor estrangeiro do Campeonato Inglês. Na Copa da Alemanha, Heinze ficou fora apenas do jogo contra a Holanda, quando foi poupado por ter um cartão amarelo. A partida foi a última da primeira fase, a Argentina já estava classificada, e o técnico José Pekerman queria evitar que algum jogador ficasse impedido de atuar nas oitavas por levar mais um cartão.

Nas outras partidas, Heinze alternou bons e maus momentos. Na queda ante os germânicos, o zagueiro foi o mais violento em campo, com seis faltas cometidas.

Depois de algumas temporadas no Reino Unido, o defensor foi para o Real Madrid. Apesar de ter conquistado dois títulos pela equipe merengue, o jogador deixou o Santiago Bernabéu por não ter mais espaço. Com isso, ele fechou contrato para defender o Olympique de Marselha., ajudando a equipe a ganhar o Campeonato Francês na temporada 2009/2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host