Clemente Rodríguez

Clemente Juan Rodríguez
Clemente Rodríguez
Data de Nascimento31/07/1981
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoBuenos Aires (ARG)
Altura1,67m
Peso65kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeEstudiantes
Número
3

História

Clubes por onde passou
  • Boca Juniors (ARG): 2000 - 2004
  • Spartak Moscow (RUS): 2004 - 2006
  • Boca Juniors (ARG): 2007
  • Español (ESP): 2007-2008
  • Spartak Moscow (RUS): 2008 - 2009
  • Estudiantes (ARG): 2009 - 2010

Com três títulos de Libertadores, uma medalha de ouro olímpica e passagens por clubes europeus, o lateral-esquerdo Clemente Rodríguez tem um currículo rico para disputar uma Copa do Mundo. Estes feitos e a técnica do jogador chamaram a atenção de Maradona, que convocou o jogador para defender a seleção argentina em alguns amistosos antes do Mundial da África do Sul.

Veloz, o baixinho lateral (ele mede menos de um 1,70) surge várias vezes no setor ofensivo para apoiar os atacantes. Nas investidas, ele leva perigo aos rivais principalmente ao fazer triangulações com os meias. Apesar de ser lateral-esquerdo de origem, o atleta do Estudiantes de La Plata pode ser improvisado também na direita.

Rodríguez iniciou no pequeno clube Los Andes, mas a estreia como profissional ocorreu no poderoso Boca Juniors em 2000. O primeiro jogo pela equipe do estádio La Bombonera, em 10 de dezembro, teve gosto amargo, uma vez que o seu time foi superado pelo Chacarita Juniors por 2 a 1.

Naquele ano, o lateral conseguiu o primeiro título com o Boca ao ganhar o Torneio Apertura. Mas ele alcançou glórias maiores na temporada seguinte, quando o clube argentino conquistou a Libertadores da América ao superar o mexicano Cruz Azul nas cobranças de pênaltis. Em 2003, o ala voltou a ser campeão continental pelos “Bosteros” ao bater o Santos na decisão.

A sua primeira passagem pelo Boca Juniors teve fim em 2004, logo após os argentinos perderem o título da Libertadores para o colombiano Once Caldas. Clemente Rodríguez foi negociado com o Spartak Moscow. Na Rússia, ficou por cerca de três anos e não conquistou nenhuma taça. Pelo time europeu, ele marcou dois gols em 54 partidas oficiais.

Mas antes de jogar no futebol russo, o ala-esquerdo foi chamado pelo treinador Marcelo Bielsa para disputar os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em território grego, os argentinos conquistaram o seu primeiro ouro olímpico na modalidade – o feito foi alcançado novamente nas Olimpíadas de Pequim-2008 –, e Rodríguez participou de quatro jogos, incluindo a final com o Paraguai.

O primeiro ciclo pela Europa se encerrou 2007 após acertar o retorno ao Boca Juniors para conquistar o terceiro título da Libertadores – feito alcançado depois de os portenhos passarem sem dificuldades pelo Grêmio. Mas poucos meses depois o lateral já estava de volta ao velho continente para defender o Espanyol na temporada 2007/08. Com a camisa do time catalão, o lateral fez 17 jogos, mas não marcou gols.

Em 2008 e 2009, Rodríguez voltou a defender o Spartak Moscow e mais uma vez não conquistou nenhum título. Mesmo sem espaço no futebol europeu, o lateral continuou prestigiado na Argentina e acertou o seu retorno para o país ao fechar com o Estudiantes de La Plata para defender d título da Libertadores. Antes, porém, participou da derrota para o Barcelona na final do Mundial de Clubes da Fifa de 2009, disputada em Abu Dhabi – os espanhóis venceram por 2 a1, com um gol de Messi na prorrogação .

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host