Data de Nascimento | 12/04/1981 |
Nacionalidade | Argentina |
Local de nascimento | Altos de Chipion (ARG) |
Altura | 1,83m |
Peso | 81kg |
Participações em Copa | 1 (2006) |
Título em Copa | Nenhum |
Clube | Roma |
O zagueiro Nicolás Burdisso fez sua estreia pela seleção principal argentina em janeiro de 2003, em um amistoso contra Honduras. A Argentina venceu por 3 a 1, mesmo com um time formado por dez estreantes. Burdisso não teve boa atuação, sendo driblado pelo rival Martinez, que marcou o gol de honra dos anfitriões.
Mas Burdisso ganhou destaque no ano seguinte, quando foi capitão do time que venceu o torneio classificatório para as Olimpíadas de Atenas. Nos Jogos da Grécia, como reserva, ajudou a seleção a conquistar a primeira medalha de ouro olímpica de sua história, de forma invicta. Em 2005, atravessou problemas familiares, mas defendeu a seleção nas eliminatórias para a Copa 2006, o que o credenciou para participar do torneio na Alemanha.
Ele foi titular nos três jogos da primeira fase, ajudando a Argentina a avançar às oitavas de final. Mas na partida contra a Holanda, a última da etapa inicial, sofreu uma lesão e foi substituído ainda no primeiro tempo. Não conseguiu se recuperar a tempo de voltar a defender a seleção, eliminada nas quartas de final pela Alemanha, nos pênaltis.
Antes de chegar à seleção adulta, o zagueiro mostrou trabalho nas categorias de base, integrando a equipe vice-campeã sul-americana sub-20, em 2001, e no mesmo ano, foi campeã mundial sub-20. No torneio continental, ele marcou seu primeiro gol pela Argentina, o único da vitória sobre o Equador, nas oitavas de final.
Sua participação no Mundial de Juniores foi um problema para o Boca Juniors, seu time à época, que contava com o jogador para as finais da Libertadores contra o Cruz Azul. Burdisso participou do jogo de ida, mas no de volta, já estava com a seleção.
No Boca, para onde foi em 1998, se desenvolveu, ficando seis anos no clube, período em que conquistou praticamente todos os títulos que podia. No ano 2000, o Boca foi campeão do Torneio Apertura, da Libertadores e do Mundial Interclubes. Na Libertadores, o zagueiro foi titular da equipe que derrotou o Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis para levar o título. Na final do Mundial Interclubes, Burdisso viu da reserva os argentinos vencerem o Real Madrid por 2 a 1.
Na temporada seguinte, o jogador firmou-se como titular e participou da conquista de mais um título da Libertadores, depois de eliminar o Palmeiras na semifinal e passar pelo Cruz Azul, do México, na final. Em 2003, a equipe recuperou o troféu do Mundial Interclubes, ao vencer o Milan, conquistou a Libertadores mais uma vez, passando pelo Santos na decisão, e também levou o Torneio Apertura.
Em 2004, Burdisso marcou o único gol do Boca na decisão da Libertadores contra o Once Caldas, que terminou empatada por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o adversário levou a melhor.
Após o torneio, o zagueiro assinou por quatro anos com a Inter de Milão. Sua trajetória no clube italiano não foi muito fácil. Ele mal havia começado a se firmar na equipe e teve de se afastar por seis meses, até setembro de 2005, para acompanhar um tratamento de saúde de sua filha na Argentina.
O clube, no entanto, apostou no jogador, esperou por sua volta e recusou ofertas por seu passe, levando em consideração a força física e a versatilidade de Burdisso, que, sob o comando do técnico Carlos Bianchi no Boca, aprendeu a jogar em todas as posições de defesa.
Depois do retorno ao clube, ele voltou a ganhar espaço no clube e recuperou a titularidade. Mas depois de cinco anos em Milão, o zagueiro foi negociado com a Roma para a disputa da temporada 2009/2010.
Anterior
Próximo
Buscar mais jogadores da Copa
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito