Talento precoce, Beckenbauer é considerado por muitos o melhor zagueiro de todos os tempos. Com técnica apurada e inteligência, foi o criador da posição de líbero. No Mundial de 1974, em sua terceira Copa (havia jogado também em 66 e 70), foi o capitão da equipe campeã. A liderança lhe rendeu o apelido de "Kaiser" (imperador, em alemão). Um episódio durante o torneio ilustra tal condição. Após revés para Alemanha Oriental, Beckenbauer questionou o treinador Helmut Schoen sobre o "enclausuramento" do time na concentração.
Considerado o melhor jogador polonês de todos os tempos, o ponta-direita era conhecido por sua velocidade - conseguia correr 100 metros em 10s8. Chegou à Copa credenciado pelo título olímpico conquistado dois anos antes, em Munique, também na Alemanha. Lato ajudou a "equipe surpresa" do torneio a chegar ao pódio marcando sete gols, entre eles um contra o Brasil.
O goleiro alemão foi durante mais de uma década (1966 a 1977) o melhor da posição no mundo. Apelidado de "O Gato", alcançava as bolas contra a sua meta com segurança, elasticidade e velocidade impressionantes. Participou de quatro Copas (1966, 1970, 1974 e 1978). No Mundial da Alemanha tomou apenas quatro gols em sete jogos disputados. Na Copa do México, Maier já havia sido eleito o melhor goleiro da competição e consolidou a condição com o título incontestável dentro de casa quatro anos depois.
Quase sempre há um "campeão moral". Na Copa de 1974, não foi diferente. O técnico Rinus Michels revolucionou o futebol ao criar um sistema de jogo ofensivo baseado na movimentação dos jogadores, sem posições fixas. Por isso, a seleção ganhou os apelidos de "Carrossel Holandês" e "Laranja Mecânica". Liderado por Johan Cruyff, o time tinha outros craques, como Krol, Neeskens e Rensenbrink.
A última participação polonesa em Mundiais havia sido em 1938, quando obteve o modesto 11º lugar. Embalada pela conquista da medalha de ouro olímpica em 1972, em Munique, a Polônia teve o ataque mais positivo da Copa, com 16 gols, além do artilheiro Lato, que balançou as redes sete vezes. A surpresa começou logo na primeira fase, quando os poloneses terminaram na liderança do grupo 4, que tinha as favoritas Argentina e Itália, além do frágil Haiti. A Polônia só perdeu para a campeã Alemanha Ocidental na fase decisiva. Na disputa pelo terceiro lugar, bateu os brasileiros, por 1 a 0.
Os holandeses eram os favoritos, mas foi a Alemanha que levantou o caneco. Mas, se não fosse um erro de arbitragem, o resultado poderia ter sido diferente. A Holanda abriu o placar logo aos 2min. O zagueiro Vogts fez pênalti em Cruyff. Neeskens cobrou e marcou. Aos 25min, a "Laranja Mecânica" dominava a partida, quando o alemão Holzenbein se jogou deliberadamente na área e o árbitro inglês, John Taylor, acreditou. Breitner empatou, e, no final da primeira etapa, Muller deu números finais à partida. O próprio Taylor reconheceu, mais tarde, o equívoco.
Ambas as equipes chegaram invictas para a última rodada do Grupo 4. Os poloneses haviam vencido os dois encontros anteriores, enquanto os italianos tinham ganhado uma e empatado outra. O duelo definiria a liderança da chave. A equipe do Leste Europeu marcou duas vezes no primeiro tempo, com Szarmach e Deyna. A Itália diminuiu com Capello, atual técnico da Inglaterra. O placar deu o primeiro lugar aos poloneses e eliminou os vice-campeões de 1970.
Vice-campeã em 1970, a Itália chegou como uma das favoritas para vencer a Copa - tinha craques como o goleiro Zoff e o brasileiro naturalizado Mazzola. A única alegria da "Azurra", no entanto, aconteceu no jogo de estreia: vitória sobre o fraco Haiti, por 3 a 1. Depois disso, só decepção: empate em 1 a 1 contra a Argentina e derrota, por 2 a 1, para a Polônia. A fraca campanha deixou o time em terceiro lugar no Grupo 4, fora da fase final.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito