O chileno El Mercurio publicou a manchete durante a disputa do Mundial: "Garrincha, de que planeta vienes?". Aos 28 anos, ele jogava a 2ª Copa, desta vez como protagonista. Pelé sofreu contusão no segundo jogo da primeira fase. As esperanças estavam no 'Mané'. Ele demorou a engrenar, passou em branco na primeira fase, mas desencantou nos jogos decisivos. Mas não foi apenas o faro de gol que encantou o público, Garrincha sabia como poucos "quebrar" defesas, era bom nos cruzamentos e nas jogadas de linha de fundo.
Jerkovic conquistou a honra de ser artilheiro após marcar cinco gols na Copa do Mundo. Mas o jogador só teve o feito reconhecido oficialmente em 1993, graças a uma confusão no jogo entre Iugoslávia e Colômbia. Na súmula, o terceiro gol iugoslavo na vitória por 5 a 0 foi creditado equivocadamente a Galic. Porém, a revisão do filme da partida provou que Jerkovic havia sido o autor daquele gol.
Poucos goleiros desfrutaram de tamanho respeito por parte dos adversários como Gilmar dos Santos Neves. O lendário soviético Lev Yashin, o "Aranha Negra", considerava o brasileiro "o maior do mundo". O goleiro tinha as qualidades que considerava fundamentais para um bom jogador da posição: calma, coragem, estatura, reflexo e segurança. E mesmo jogando em time de vocação ofensiva indiscutível, tomou apenas cinco gols em seis partidas no Mundial e foi um dos destaques da competição no Chile.
O técnico Aymoré Moreira foi o substituto de Vicente Feola em 1962 e não fez feio. Manteve a base e o sistema de jogo do antecessor. E mesmo quando esteve pressionado, agiu de forma tranquila. Quando perdeu Pelé, seu principal craque, deu confiança a Amarildo, que superou todas as expectativas, além de usar a genialidade de Garrincha, Gilmar, Djalma Santos, Didi e Vavá.
Nas três edições da Copa antes da Segunda Guerra Mundial, a seleção tcheca era considerada uma força do futebol. Encerrado o conflito, porém, o país não manteve a tradição. A redenção veio no Chile, quando repetiu o seu melhor resultado: o vice-campeonato. A equipe tcheca caiu em uma chave complicada na primeira fase, com Brasil, Espanha e México. Terminou em segundo lugar, mas conseguiu mostrar força na segunda fase e chegou à final da Copa. Na decisão contra o Brasil, os europeus chegaram a sair na frente, com Jo Masopust, mas depois sucumbiram ao maior talento da seleção brasileira. Amarildo, Zito e Vavá deram números finais à partida (3 a 1).
Os espanhóis não fizeram bom papel no Mundial, mas foram prejudicados no jogo contra o Brasil, pela primeira fase. A partida estava empatada em 0 a 0, quando Nílton Santos fez falta dentro da área. Malandro, deu um passo à frente e enganou o juiz, que não deu o pênalti. Na cobrança da falta, após cruzamento, Joaquin Peiro fez um belo gol de bicicleta, que foi anulado pelo árbitro chileno Sérgio Bustamante, alegando jogo perigoso.
Campeã europeia em 1960, a União Soviética possuía uma das seleções mais temidas do mundo. Na primeira fase, bateu equipes fortes como Iugoslávia e Uruguai. Mas diante do anfitrião Chile, nas quartas de final, nada funcionou. Em tarde infeliz, Yashin levou dois gols "anormais". Os soviéticos pressionaram todo o segundo tempo em busca do empate, mas não conseguiram evitar a eliminação.
Garrincha, o “Anjo das Pernas Tortas”, deitou e rolou no jogo contra o Chile, pela semifinal. Fez dois gols no primeiro tempo e abriu o caminho para a vitória brasileira por 4 a 2. Faltando sete minutos para o fim do jogo, o craque foi expulso por indiciplina - deu um chute no chileno Rojas. Mané deveria cumprir suspensão automática na final, mas a Fifa deu uma "forcinha". Alegando falta de provas, autorizou o craque a jogar.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito