"El Infiltrador", como era conhecido, ficou no banco de reservas no primeiro jogo da Copa - vitória, por 1 a 0 sobre a França. Na segunda partida, contra o México, entrou no lugar de Roberto Cherro e fez três gols na vitória por 6 a 3, tornando-se o primeiro argentino a anotar o chamado "hat-trick" em Copas. Guillermo Stábile balançou as redes em todas as outras partidas da competição: Chile (1), EUA (2) e Uruguai (1). Foi o artilheiro máximo, mas não conseguiu o mais importante: conquistar o 1º título mundial da Argentina.
Considerada a melhor seleção das Américas na época, a Argentina tinha craques como Guillermo Stábile e Luis Monti. Os argentinos haviam enfrentado os uruguaios, segunda força do continente, 94 vezes até 1930. E o retrospecto era positivo: 38 vitórias, 26 empates e 30 derrotas. A derrota para o Uruguai na decisão, portanto, não estava nos planos.
Scarone, o mais velho do grupo uruguaio, tinha ficado no banco de reservas na estreia dos donos da casa na Copa do Mundo e entrou no time no segundo jogo. Com ele em campo, os uruguaios encontraram o equilíbrio e golearam a Romênia por 4 a 0 (um gol de Scarone). O atleta do Nacional não saiu mais do time a partir daquele jogo e conquistou o justíssimo apelido de "El Mago". Hector Scarone é um dos dois únicos campeões mundiais da história do futebol que nasceram ainda no século 19 (26/11/1898).
O goleiro francês ficou conhecido por uma sequência de defesas espetaculares diante da Argentina, que venceu por 1 a 0, com gol de pênalti. O francês foi carregado pelos torcedores uruguaios ao final do jogo, e os policiais precisaram intervir para libertá-lo da multidão. Com o desempenho de Thepot, a França conseguiu chegar na oitava colocação do Mundial de 1930.
A seleção norte-americana era uma incógnita, com um grupo formado basicamente por imigrantes europeus. A equipe do técnico Bob Miller venceu os dois jogos da primeira fase (3 a 0 sobre Bélgica e Paraguai). Os ianques pararam apenas na semifinal, diante do forte time argentino. A goleada por 6 a 1, porém, não diminuiu o brilho da campanha dos EUA, que obtiveram sua melhor colocação em Copas até hoje: terceiro lugar.
Apesar da goleada, os iugoslavos sairam de campo chiando barbaridades contra o juiz brasileiro Gilberto de Almeida Rêgo. Os europeus abriram o placar aos 4min de jogo e poderiam ter ampliado cinco minutos depois, mas Rêgo anulou o segundo gol. Dois gols uruguaios também foram motivo de contestação.
Uma briga envolvendo a CBD e a Apea impediu o Brasil de enviar sua força máxima ao Mundial. Alguns dos melhores do país não viajaram - casos de Feitiço (Santos) e Friedenreich (Paulistano). Juntos, eles haviam sido artilheiros do Campeonato Paulista em 14 oportunidades até 1930. Apenas Araken Patuska, que estava brigado com o Santos, jogou o Mundial.
Os europeus eram os favoritos, mas o Chile não se intimidou, mesmo após desperdiçar um pênalti no primeiro tempo. Na segunda etapa, aos 19min, Guillermo Subiabre fez o único gol do jogo e decretou o resultado inesperado por todos no Uruguai e considerado a maior zebra desta edição do Mundial.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito