Comerciante saqueado na Argentina tem loja destruída: "É sempre assim"

Adriano Wilkson

Do UOL, em Buenos Aires

Jaime Chmea, dona da loja de roupas e calçados Crescente, dá de ombros ao olhar para seu estabelecimento parcialmente destruído por vândalos depois que a Argentina perdeu a final da Copa. "É sempre assim, acontece quase todo mês. Tendo futebol, manifestação, qualquer reunião de gente, eles descem e fazem isso. Já nos acostumamos."

Dessa vez, segundo um cálculo preliminar, ele teve um prejuízo de cerca de R$ 40 mil em mercadorias roubadas. Fora o que terá de pagar para trocar a vitrine da loja, que veio abaixo com golpes de paus e pedradas na noite anterior. A reportagem presenciou o saque. Os vândalos tiraram sacos de lixo das lixeiras para carregar as mercadorias roubadas.

No momento da ação, não havia policiais por perto. "A polícia sabe que acontece e sabe que vai acontecer, mas eles não fazem nada para evitar", afirma Chmea. Uma lanchonete na avenida 9 de Julho, uma das mais importantes da cidade, amanheceu como se tivesse sido vítima de um terremoto: mesas e cadeiras de ponta-cabeça, lustres e vitrines no chão, vidro por todo o lado.

Um bar ficou sem todo seu estoque de bebidas alcoólicas. Uma loja de brinquedo, que também foi alvo de saques na madrugada, amanheceu fechada, apenas com uma placa em que os donos se queixam do vandalismo.

Os incidentes aconteceram por cerca de quatro horas. A maior parte da torcida se reunia no Obeliso, no centro da capital argentina, para festejar a campanha da seleção no Brasil. Mais tarde, um grupo menor trocou agressões com a polícia, foi rechaçado da praça e promoveu quebra-quebra no caminho. Cerca de 75 pessoas ficaram feridas, entre civis e policiais.

Recepção à seleção

Nesta segunda-feira (14), centenas de argentinos se reúnem no mesmo local para esperar a seleção vice-campeã do mundo. Animados e vestidos de azul e branco, eles cantam e trouxerem até uma camiseta gigante de Lionel Messi. Ao desembarcar no país, os atletas foram recepcionados pela presidente da República Cristina Kischner.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos