Final da Copa-2014 vira o maior evento esportivo da história do Facebook

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Ricardo Moraes

    Gotze finaliza para marcar o gol da Alemanha contra a Argentina, no Maracanã

    Gotze finaliza para marcar o gol da Alemanha contra a Argentina, no Maracanã

A vitória por 1 a 0 contra a Argentina que deu o quarto título mundial a seleção da Alemanha se tornou o evento esportivo único mais comentado da história do Facebook. A rede social registrou 88 milhões de pessoas ativas na plataforma durante o jogo disputado neste domingo (13). Um volume que gerou 280 milhões de interações (posts, comentários e curtidas).

E, apesar de a Alemanha ter sido campeã, foi nos Estados Unidos que mais se falou sobre a final da Copa do Mundo. Foram 10,5 milhões de usuários que moram em território americano que se manifestaram sobre a partida, um pouco mais do que os 10 milhões de brasileiros. Na Argentina, foram sete milhões de pessoas e, na Alemanha, outras cinco milhões.

Os números referentes à final da Copa do Mundo Números representam o triplo de interesse registrado no jogo de abertura da competição, realizado em 12 de junho. E que, agrupados durante todo o mês da disputa, representa um universo de 350 milhões de pessoas que geraram mais de 3 bilhões de interações.

Aquela vitória do Brasil contra a Croácia (3 a 1) teve no Facebook a presença de 58 milhões de pessoas (140 mi interações), oito milhões de usuários a menos que se manifestaram durante a vitória por 7 a 1 da Alemanha contra a seleção brasileira, jogo que teve 200 milhões de interações e ficou no segundo lugar do ranking da rede social.

E muito do que envolveu a Copa do Mundo no Facebook incluiu a presença de Neymar. O atacante brasileiro foi o jogador mais comentado da rede, à frente de Messi e Cristiano Ronaldo, além de ser aquele que mais fãs ganhou durante o período, com a adesão de 14,9 milhões de novos usuários que curtiram a sua página. O zagueiro David Luiz ficou na segunda posição neste quesito, com 11 milhões de adesões.

Neymar também publicou o conteúdo envolvendo jogadores que estavam na Copa que mais interatividade gerou. Foi uma selfie publicada ao lado do companheiro e capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, em 21 de junho.

O Facebook também traçou o perfil médio do usuário que mais se envolveu com a Copa do Mundo. Homens entre 18 e 24 anos representaram 22% do total de conversas durante o evento. Os brasileiros foram os mais ativos: 57 milhões de pessoas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos