Estrangeiros aprovam recepção dos brasileiros, mas reclamam de preços

Do UOL, em São Paulo

A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na memória do torcedor não apenas pelo o que aconteceu dentro de campo. Em pesquisa realizada com 257 fãs de futebol de 36 diferentes nacionalidades, o UOL Esporte levantou que a recepção brasileira e os altos preços são as principais qualidades e defeitos, respectivamente, do país.

A alegria das pessoas, principalmente a dos brasileiros, é o principal motivo dos torcedores estrangeiros que passaram pelas sedes da Copa. 28% das pessoas destacaram esse como um dos principais pontos positivos do país no Mundial. Outros 8% de torcedores ainda citaram a recepção calorosa.

"O despojamento, a vida viva do brasileiro. Na França são todos muito chatos", disse a francesa Cecile Cordiolle, 32 anos, arquiteta.

A segurança, comida e organização também foram qualidades do país destacadas. No entanto, nenhuma delas recebeu mais de 10% dos votos. Com um menor número de lembranças, mas com uma quantidade significativa de citações aparecem as mulheres brasileiras e as baladas.

"O feijão tropeiro (surpreendeu positivamente), nunca imaginei ver um prato desses em um estádio de futebol. E gostei do tratamento das pessoas com os turistas", falou a colombiana Laura Osório, estudante de 23 anos.

Curiosamente, a mesma segurança apontada como qualidade para muitos aparece como defeito para outros. Cerca de 7% de torcedores reclamaram do clima de insegurança do país.

Entre os pontos negativos apontados pelas pessoas, o que se destaca são os preços praticados nos país. De todos os entrevistados, aproximadamente 12% acreditam que os valores cobrados nas mais variadas coisas são altos demais. O taxi é um dos mais citados pelos estrangeiros.

"Os preços são terríveis. Você sabe disso antes de vir, mas só entende de verdade quando chega", afirma o professor chileno Luiz Lodeiro.

Outro fator que ganhou destaque negativo é o trânsito nas cidades. Quase 10% dos turistas apontaram a lentidão nas sedes como algo que deveria ser melhorado.

Pobreza e desigualdade social também aparecem na lista dos problemas do Brasil. 5,5% dos estrangeiros apontam a questão da verba como uma situação que precisa de atenção urgente.

"A passionalidade do brasileiro se manifesta também nas desigualdades sociais. É terrível ver crianças e pessoas vivendo na rua, comendo lixo", aponta a francesa Cecile Cordiolle.

Preocupação na época da Copa das Confederações, as manifestações quase não incomodaram quem veio ao Brasil para a Copa do Mundo. Apenas dois entre os 257 entrevistados viram nos protestos um grande problema do país.

Apesar de algumas reclamações, a maior parte dos estrangeiros não encontraram pontos negativos no Brasil. 32% das pessoas acreditam que o país está dentro das expectativas e não há problemas que mereçam destaque. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos