Ex-jogador alemão critica choro de brasileiros: 'Têm que ser homens'

Do UOL, em São Paulo

Líder da seleção da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1990, Lothar Matthaus criticou o comportamento dos atuais jogadores do Brasil. Segundo o ex-meio-campista, os atletas da seleção brasileira choraram demais no Mundial, o que seria sinal de inexperiência e fraqueza.

"Não compreendo por que um jogador de futebol chora. Os brasileiros sempre choram. Se soa o hino, eles choram. Eliminaram o Chile e choraram. Perderam para a Alemanha e choraram. Eles têm que mostrar que são homens, que são fortes. Nunca tinha visto nada tão nefasto como a linguagem corporal dessa equipe", comentou.

O alemão de 53 anos também reprovou a maneira como a seleção brasileira reagiu à perda de Neymar, que fraturou vértebra na vitória contra a Colômbia por 2 a 1. Para Matthaus, a homenagem feita pelo time foi tão excessiva que parecia que Neymar tinha morrido. Outras seleções tiveram perdas e não ficaram se lamentando, frisa o ex-jogador, que está no Brasil acompanhando a Copa.

"Tiveram medo...Não entendi ter levado a camiseta do Neymar para o campo (antes do jogo contra a Alemanha). A França perdeu o Ribery e não ouvimos nada. O mesmo aconteceu com a Colômbia com o Falcao Garcia e a Alemanha com o Reus. Em vez de lamentar, os brasileiros deveriam mostrar que seriam capazes sem ele", disparou.

Durante o Mundial, o zagueiro Thiago Silva ficou incomodado com os questionamentos da imprensa em relação ao choro. O capitão da seleção foi às lágrimas antes da decisão nas penalidades contra o Chile.

Na ocasião, Thiago respondeu que o choro não representava instabilidade, mas sim um comportamento de um ser humano com sentimentos. 

"Vivi todas emoções possíveis, não via hora de começar, muitos falam em emoção, às vezes quem não se emociona, não cumpre seu papel em campo. E eu estudei muito sobre isso e tanto o Senna quanto o Oscar tinham essa emoção. E comigo não é diferente, eu choro porque me entrego em campo", disse o zagueiro em entrevista à Globo.

Na estreia da seleção no Mundial, diante da Croácia, Neymar caiu aos prantos durante o hino nacional. O camisa 10 voltou a ir às lágrimas depois da difícil classificação da seleção frente aos chilenos. 

Na goleada sofrida contra a Alemanha, 7 a 1, Oscar e David Luiz saíram de campo chorando. Julio Cesar engrossou a lista dos chorões, se emocionando logo depois de defender as penalidades na decisão das oitavas contra o Chile.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos