Felipão tira Fred e escala Brasil com cinco novidades contra a Holanda

Paulo Passos

Do UOL, em Brasília

Como prometeu na véspera da partida, Luiz Felipe Scolari mexeu no time que enfrentará a Holanda, a partir das 17h, no Mané Garrincha, com acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL. Mas não foram apenas duas mudanças, como deu a entender na entrevista coletiva da véspera da partida. O técnico barrou cinco jogadores do time goleado pela Alemanha.

A principal novidade é no comando de ataque: sai o centroavante Fred, que marcou apenas um gol em seis jogos na Copa do Mundo. No lugar dele, porém, Scolari evitou mexer em seu estilo de jogo. No lugar do falso nove, como torcida e imprensa pediam, o também centroavante Jô foi escalado. 

Além disso, o lateral-esquerdo Maxwell, os volantes Paulinho e Ramires e o meia Willian ganharam uma chance, no lugar de Marcelo, Fernandinho, Bernard e Hulk. Com isso, o Brasil que enfrentará a Holanda terá Júlio César, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Maxwell, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Oscar, Willian e Jô.

A escalação só foi conhecida cerca de uma hora antes do jogo. Na véspera, Felipão fez mistério e disse apenas que faria de duas a três mudanças em relação ao time que foi goleado pela Alemanha, na terça-feira, em Belo Horizonte.

"Vou mexer em uma ou duas posições porque existem jogadores que podem dar sequência e jogaram pouco ou não jogaram ainda. Vou fazer duas alterações em relação ao time que começou contra a Alemanha", disse em entrevista coletiva, concedida no estádio Mané Garrincha, nesta sexta-feira.

As mudanças acontecem após a maior derrota já sofrida pela seleção brasileira na história. No jogo deste sábado está em disputa o terceiro lugar na Copa do Mundo. Para Felipão, pode valer mais, a permanência no cargo. Segundo o Blog do Fernando Rodrigues, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, pretende manter o atual treinador. 

Quem também mexeu em sua equipe foi Louis van Gaal. O técnico Holandês mexeu na zaga e colocou o zagueiro Bruno Martins Indi. No meio entrou o volante Clasie no lugar de De Jong. Além disso, durante o aquecimento, Sneijder sentiu uma lesão na coxa direita e deixou o time titular: De Guzman entrou em seu lugar. A Holanda vai a campo com Cillessen, Vlaar, De Vrij, Martins Indi, Blind, Clasie, Wijnaldum, De Gusman, Robben, Kuyt e Van Persie.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos