Clima fica tenso entre polícia e argentinos, com 2 detidos e gás de pimenta

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A grande concentração de argentinos na praia de Copabacana gerou um clima tenso entre a torcida do país vizinho e policiais na porta do hotel da Fifa, onde está o presidente Joseph Blatter e a cúpula da entidade. Houve bate-boca entre policiais e cerca de 200 torcedores, gás de pimenta e dois detidos.

Os argentinos cantavam no calçadão da praia e, por diversas vezes, entraram na frente dos carros na Av. Atlântica. Quando isso acontecia, cinco policiais que os vigiavam atravessavam a rua e jogavam gás de pimenta para dispersá-los.
 
O clima foi ficando mais tenso, e os argentinos passaram a provocar com cantos, gestos e arremessos de alguns objetos como uma garrafa de Coca-Cola. A PM pediu reforço para lidar com a situação e, quando estavam em maior número, fizeram uma barreira na frente da avenida para impedir a passagem dos torcedores.
 
Até que um policial retirou um argentino do meio da multidão e o deteve, o que causou grande revolta entre os companheiros. Os PMs alegavam que ele tinha uma faca, o que não era possível saber se acontecia. Um dos amigos estava mais exaltado na argumentação com os policiais, e também foi detido. Quatro homens de segurança público o seguraram e o imobilizaram no chão antes de botá-los dentro da viatura. 
 
Sua detenção foi justificada por desacato. Ambos foram levados para a delegacia de Copacabana. Isso causou mais revolta entre os outros argentinos, o que gerou algumas discussões entre as duas partes. Mas, aos poucos, o clima foi se acalmando com a chegada de mais policiais. 
 
Do outro lado da rua, havia um número ainda maior de policiais que cuidavam da segurança de Blatter. Esses não se mexeram de seus lugares, observando de longe a confusão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos