Marin evita estádio, e Del Nero fala em 'cabeça fria' para cartolas

Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O dia seguinte da pior derrota da história da seleção brasileira foi de reclusão e silêncio da cúpula de poder da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Enquanto a comissão técnica falava em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis, José Maria Marin, presidente da entidade, e Marco Polo Del Nero, hoje vice e presidente eleito, se recolheram em São Paulo.

Os dois cartolas evitaram aparições públicas. Marin, por exemplo, tinha planejado ir ao jogo da Argentina contra a Holanda, no Itaquerão. Havia confirmado, no início da semana, sua presença no camarote da Fifa. Depois da derrota humilhante contra a Alemanha, por 7 a 1, no Mineirão, o dirigente desistiu de ir à semifinal, vencida pelos argentinos.

Na terça-feira, após a goleada da Alemanha, o cartola deixou o Mineirãoàs 20h25(horário de Brasília) e partiu direto para o aeroporto em Belo Horizonte, onde pegou um jatinho para São Paulo. Del Nero o acompanhava. A dupla evitou até conversas por telefone com amigos, assessores e aliados políticos.

Presidentes de federações estaduais tiveram contato quase nulo com os dois. Quase, porque Del Nero não atendeu ligações, mas respondeu mensagens de telefone. Foi através de um grupo de WhatsApp, aplicativode troca de mensagens, que o futuro presidente da CBF respondeu recados de seus aliados. Um grupo nomeado "Conselho de presidentes" foi criado pouco antes da Copa do Mundo pelos dirigentes regionais. Todos os representantes das 27 federações foram incluídos e podem enviar mensagens.

Após receber o consolo de alguns colegas, ainda na noite de terça, Marco Polo Del Nero agradeceu e disse que já "era hora de pensar no futuro". O cartola falou também que "é preciso ter cabeça fria" para tomar as decisões. Segundo dirigentes ouvidos pelo UOL Esporte, odirigente paulista não fez comentários sobre a situação de Luiz Felipe Scolarinem falou em nomes de possíveis opções para substituir o técnicoapós o vexame na semifinal.

Nesta quinta-feira, José Maria Marin pretende visitar os jogadores na Granja Comary, em Teresópolis. O cartola deverá almoçar com os atletas e com a comissão técnica no CT da CBF.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos