Torcedores avaliam as cidades-sede como bonitas, mas sujas e perigosas

Do UOL, em São Paulo

As belezas naturais e mais uma vez a alegria e a amabilidade do povo foi o que chamou a atenção dos torcedores que visitaram cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. As praias, a Floresta Amazônica, o clima, a comida e o ambiente de festa foram elogiados na maioria das cidades pelos 257 fãs de futebol de 36 diferentes nacionalidades entrevistados pelo UOL.

A parte ruim: os visitantes reclamaram constantemente dos preços altos, da sujeira nas ruas, sensação de insegurança, da falta de preservação e restauração de edifícios e centros históricos, além de relatarem muitos problemas de comunicação pelo fato de a população local não falar outro idioma.

Veja como os torcedores da Copa consultados pela pesquisa avaliaram as 12 cidades-sede:

Salvador (Bahia)

Os torcedores que foram assistir a jogos da Copa na capital baiana ficaram encantados com a arquitetura colonial e com a história da cidade. Citaram o Pelourinho e as praias como lugares inesquecíveis e elogiaram a comida e o clima.

Mas o excesso de vendedores ambulantes e pedintes nos pontos turísticos incomodaram os turistas, que reclamaram ainda da pobreza nas ruas, dos altos preços, da sujeira nas ruas e da dificuldade de comunicação pela população não falar inglês.

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Porto Alegre foi classificada pelos torcedores como uma cidade organizada, bonita e limpa. O gaúcho também mereceu elogios como um povo muito receptivo e gentil e as gaúchas foram consideradas por alguns mais animados como "o melhor da cidade".

Mas também teve reclamação. Os torcedores criticaram a falta de sinalização da cidade, principalmente com relação aos locais da Copa e às atrações turísticas. Também acharam que há poucas opções de lazer na cidade, que o preço da comida é muito alto e que a população deveria falar um segundo idioma. Um torcedor reclamou ainda da torcida do Internacional que, segundo ele, "não entendeu o Mundial e ficou cantando o hino do clube no estádio".

Cuiabá (Mato Grosso)

A comida foi muito elogiada pelos torcedores que visitaram a cidade de Cuiabá na Copa do Mundo. Os pratos típicos com peixes da região foram citados como uma das melhores coisas da cidade, além das ruas arborizadas e as pessoas muito receptivas e dispostas a ajudar.

O calor, no entanto, não agradou. Os visitantes reclamaram muito do clima, do trânsito, da pobreza nas ruas e da falta de pessoas que falem inglês principalmente nos terminais de ônibus.

Recife (Pernambuco)

Em Recife os entrevistados pelo UOL gostaram das praias, elogiaram os transportes, a vida noturna e a organização para a Copa e acharam também que o povo era bastante hospitaleiro.

Mas criticaram a sujeira nas ruas, a desigualdade social, o trânsito "terrível", a falta de informações turísticas e ainda relataram que a cidade não tem um bom centro de diversão.

Natal (Rio Grande do Norte)

Os torcedores que visitaram Natal ficaram impressionados com as praias com dunas da cidade. Muitos experimentaram e gostaram do passeio de bugie e elogiaram o clima, a tranquilidade da cidade e o bom atendimento ao turista. Disseram ainda que uma das qualidades da capital potiguar é ter "belas mulheres".

Os preços, no entanto, não agradaram. Muitos acharam tudo muito caro, em especial os táxis. Também criticaram a insegurança, os serviços mal prestados (especificamente em restaurantes), buracos nas ruas e muitas obras na cidade. Alguns torcedores também reclamaram da falta de clima de festa de Natal.

Fortaleza (Ceará)

Em Fortaleza as praias também foram o principal atrativo para os torcedores, que também citaram como pontos altos da cidade o clima, a paisagem da costa, a comida e a hospitalidade das pessoas.

Mas alguns acharam a vida noturna fraca, o trânsito ruim e as distâncias entre aeroporto, estádio, praias e locais turísticos muito longas. Os torcedores reclamaram também da falta de segurança e relataram assaltos nas praias.

Manaus (Amazonas)

Como era de se esperar, em Manaus o que fascinou os torcedores que estiveram lá para assistir á Copa foi a Floresta Amazônica. Quase todos os consultados pelo UOL citaram a mata e a natureza como o melhor da cidade. Os turistas gostaram também da cultura local "que mistura a brasileira e a indígena", a comida e a grande festa feita pela torcida nos dias de jogos.

Os pontos negativos da capital do Amazonas citados foram: sujeira nas ruas, alto preço da gasolina, falta de internet nos locais públicos, dificuldade na comunicação porque as pessoas não falam inglês. Os torcedores também disseram que as agências de passeios quiseram se aproveitar do movimento e organizaram tours superlotados.

Curitiba (Paraná)

Os argentinos gostaram de Curitiba porque é uma cidade mais perto do país deles. E os outros estrangeiros que visitaram a capital paranaense também elogiaram a organização e limpeza da cidade. Eles também citaram que é fácil de se comunicar com a população.

O principal descontentamento dos torcedores com Curitiba foi a falta de festas e de clima de Copa do Mundo. Eles reclamaram também da falta de atrações turísticas da cidade, o mau cheiro do centro da cidade e do preço alto de tudo.

Belo Horizonte (Minas Gerais)

A capital mineira foi palco de jogos com grandes torcidas. Colombianos, argentinos, ingleses e chilenos lotaram a cidade na primeira fase da Copa. No geral, os estrangeiros elogiaram a hospitalidade do mineiro, a paisagem com montanhas e o clima tranquilo da cidade. Além disso, citaram como  qualidade da cidade as boas opções de bares e restaurantes, bons transportes e a animação com a Copa do Mundo.

Os defeitos: falta de sinalização para o turista; sinal ruim de celular, furtos; lixo nas ruas; falta de internet em locais públicos; poucas pessoas que falam um segundo idioma. Além disso, alguns torcedores reclamaram do preço dos táxis e da falta de educação no trânsito, principalmente na faixa de pedestres.

São Paulo (São Paulo)

As características de metrópole de São Paulo foi o que mais agradou os torcedores que viram jogos da Copa no Itaquerão. Os visitantes elogiaram: os serviços diversificados e bem prestados; a diversidade cultural da cidade, a vida noturna; as muitas atrações turísticas e a disponibilidade das pessoas. E, claro, citaram como ponto alto a Vila Madalena.

Os defeitos também são aqueles típicos da condição de metrópole: o trânsito complicado e mal sinalizado; as longas distâncias entre aeroporto, hotéis, estádio e locais turísticos; a sujeira das ruas; a sensação de insegurança e os transportes públicos deficientes.

Brasília (Distrito Federal)

A capital do Brasil foi surpreendente para a maior parte dos entrevistados na pesquisa do UOL. Os estrangeiros não esperavam encontrar uma cidade planejada e dividida em setores, difícil de andar e ainda mais de encontrar pessoas pelas ruas. Muitos ficaram encantados com a arquitetura, elogiaram também a calma das ruas arborizadas e classificaram-na como uma "cidade que só se vê em livros".

Até por conta desse estranhamento, muitos torcedores reclamaram que não havia animação na cidade nem aglomeração de pessoas para festejar as partidas. Acharam tudo muito longe e as opções de transporte ruins. Além disso, estranharam o clima seco típico do inverno.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

No Rio a paisagem e alegria foram as qualidades mais citadas. O Cristo, Ipanema, as pratas, a localização da Fifa Fan Fest em Copacabana e todos os outros pontos turísticos do Rio encantaram os torcedores.

Mas os visitantes também se sentiram inseguros e citaram as favelas como ponto negativo da cidade pela desigualdade social gritante. O trânsito, os roubos, táxis caros e enganadores e o serviço deficiente de bares e restaurantes foram algumas das reclamações.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos