Festa azul e branca toma as ruas da Argentina

Da EFE, em Buenos Aires

A Argentina se pintou de azul e branco nesta quarta-feira depois que milhares de torcedores explodiram de alegria e tomaram as ruas do país ao ver sua seleção vencer a Holanda nos pênaltis e se classificar para uma final de Copa do Mundo após 24 anos.

Em Buenos Aires, milhares de pessoas colapsaram o centro da cidade com bandeiras, buzinas e caras pintadas com as cores da bandeira.

O centro nervoso da festa foi o emblemático Obelisco, ponto tradicional de celebrações de torcidas de clubes, mas a maré de pessoas se estendeu pelas principais avenidas até a emblemática Praça de Maio, com a Casa Rosada transformada em testemunha da paixão dos argentinos pelo futebol.

Também ficou paralisada uma das avenidas mais longas do mundo, a 9 de Julio, que hoje viveu uma dupla comemoração em razão do 198º aniversário da independência do país.

Perto de ali, na avenida Corrientes, voltou a levantar-se o boneco inflável do Cristo Redentor que já havia aparecido na festa após o triunfo nas quartas de final contra a Bélgica.

Entre os torcedores, a estrela da seleção, Lionel Messi, teve que ceder hoje o protagonismo a Romero, o goleiro herói dos pênaltis cujo nome era o mais gritado nas ruas de Buenos Aires.

O Obelisco se transformou rapidamente em uma das palavras mais mencionadas no Twitter, rede social que estava longe de existir em 1990, quando a Argentina disputou sua última final de Copa do Mundo.

Naquela ocasião a Argentina perdeu para ninguém menos que o rival do próximo domingo no Maracanã, a Alemanha. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos