Klose marca, passa Ronaldo e devolve artilharia das Copas aos alemães

Do UOL, em São Paulo

A Copa do Mundo volta a ter um alemão como seu maior artilheiro em todos os tempos. Após Ronaldo assumir a ponta da tabela em 2006 com 15 gols, Miroslav Klose marcou seu 16º gol em Mundiais justamente contra o Brasil e se isolou na liderança histórica.

Com o feito, o atacante nascido na Polônia e naturalizado alemão devolve o título de maior artilheiro das Copas aos germânicos. Antes de Ronaldo, Gerd Müller chegou aos 14 gols em Copas na edição de 74 e permaneceu como o maior artilheiro dos Mundiais até ser derrubado pelo brasileiro.

Se há 40 anos brasileiros e alemães dividem a supremacia na tabela de goleadores, os palcos onde os recordes foram quebrados não poderiam ser mais propícios.

Müller marcou seu 14º gol em Munique, na final da Copa sediada na Alemanha Ocidental e disputada contra a Holanda. O gol deu o título aos alemães e isolou o atacante na artilharia histórica dos Mundiais –o francês Just Fontaine marcou 13 vezes na Copa de 58 e dividia a liderança até então.

Quando a Alemanha voltou a sediar um Mundial, em 2006, Ronaldo se tornou o maior artilheiro das Copas. O gol histórico aconteceu nas oitavas de final contra Gana, em Dortmund.

A revanche veio agora em 2014, no Brasil. Após igualar o recorde de Ronaldo no empate por 2 a 2 com Gana em Salvador, Klose marcou na goleada sobre o Brasil porr 7 a 1 em Belo Horizonte, pelas semifinais.

A partida marcou também mais um recorde para o atacante. Klose chegou às 23 partidas em Copas do Mundo e empatou com o italiano Paolo Maldini como o segundo jogador com mais atuações, atrás somente do também alemão Lothar Mathäus, que tem 25 jogos.

Após o vexame brasileiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, parabenizou o alemão pela marca alcançada.

"Tiro meu chapéu para Miroslav Klose. Com 16 gols em Copas do Mundo, ele é o maior artilheiro da história do torneio", disse, via Twitter, o cartola.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos