Grupo que criou campanha sobre racismo quer torcida com máscaras de Neymar
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
06.jul.2014 - Grupo que criou campanha contra racismo pede que brasileiros usem máscaras com o rosto de Neymar
O Grupo ABC de comunicação, responsável pela campanha "Somos todos macacos", lançou neste domingo uma ação de apoio ao atacante Neymar. Intitulada "Somos todos Neymar", a iniciativa pede que torcedores imprimam fotos do rosto dele e usem como máscaras na terça-feira, quando o Brasil enfrentará a Alemanha no Mineirão em duelo válido pelas semifinais da Copa.
Neymar sofreu uma lesão em uma vértebra durante o segundo tempo do jogo contra a Colômbia, válido pelas quartas de final da Copa de 2014. O tempo de afastamento dos gramados ainda é incerto, mas o camisa 10 já foi descartado para a sequência do Mundial.
"Se o Neymar não pode entrar em campo, nós entramos por ele. Faça uma máscara com a foto dele e ponha no rosto para assistir ao jogo. E faça outras e dê para os amigos. Nessa terça-feira, somos todos Neymar", diz o texto da campanha.
Em abril deste ano, a Loducca, agência que faz parte do Grupo ABC, lançou a campanha "Somos todos macacos". A ação de combate ao racismo foi baseada num vídeo gravado por Neymar e em uma hashtag para disseminação em redes sociais.
A campanha já estava pronta, à espera de um mote para ser lançada. A ocasião apareceu no dia 27 de abril, num jogo do Barcelona contra o Villareal pelo Campeonato Espanhol. O lateral direito brasileiro Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio quando um torcedor arremessou uma banana na direção dele. O ala pegou a fruta, descascou e comeu.
Depois, além do vídeo de apoio a Daniel Alves, Neymar publicou em redes sociais uma foto em que segurava uma banana. Ao lado dele estava o filho, Davi Lucca, com uma banana de pelúcia. A imagem foi assinada com a hashtag "#somostodosmacacos".