Polícia prende barra brava argentino que usou camisa do Fla como disfarce

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

A Polícia Federal  prendeu neste sábado (5) dentro do estádio Mané Garrincha o barra brava argentino Pablo "Bebote" Alvarez. Ele estava assistindo ao jogo Argentina x Bélgica disfarçado com os cabelos pintados de verde, uma camisa do Flamengo e ainda com um óculos com bigodes falsos. Na semana passada, "Bebote", que estava proibido de entrar no país, entrou no jogo contra a Suíça e depois postou fotos em redes sociais zombando das polícias brasileira e argentina.

De acordo com a PF, "Bebote" foi identificado por um policial argentino do CCPI (Centro de Cooperação Policial Internacional) da Copa dentro do estádio com ajuda de câmeras de vigilância. Uma equipe de policiais foi ao local em que o barra brava estava e o prendeu. Houve alguma confusão na hora da detenção pois ele estava acompanhado por outros torcedores argentinos, mas o princípio de tumulto foi controlado e "Bebote" levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

De acordo com o Ministério da Justiça, a princípio "Bebote" foi deportado para a Argentina em um voo da Aerolíneas Argentinas que saia do aeroporto internacional de Brasília às 20h55, direto para Buenos Aires. A decisão foi tomada porque o torcedor estava no país de forma ilegal. Para deportar o argentino, o Governo utilizou o Estatuto do Estrangeiro, que permite a retirada de uma pessoa do Brasil mesmo que ela não tenha cometido nenhum crime, como aconteceu neste caso.

"Bebote" é líder da torcida organizada do clube argentino Independiente e das HUA (Hinchadas Unidas Argentinas, que une organizadas para torcer pela seleção), que é considerado um dos barras bravas -- como são conhecidos os torcedores de organizadas do pais vizinho famosos por casos de violência contra outros torcidas, dentro e fora de estádios -- mais perigosos da Argentina.

O barra estava oficialmente proibido de entrar no Brasil durante a Copa -- seu nome consta em uma lista com cerca de 2.000 nomes de barras bravas compartilhada pela PF argentina com a brasileira -- mas conseguiu burlar a fiscalização na fronteira do Rio Grande do Sul e está no país desde a primeira fase do Mundial. "Bebote" foi a pelo menos outros dois jogos da Argentina -- a partida contra a Nigéria no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela primeira fase do Mundial no dia 25, e a sofrida classificação por um a zero contra a Suíça nas oitavas, no dia 1, no Itaquerão, em São Paulo.

Ele tirava sarro das polícias brasileira e argentina nas redes sociais. "Agradeço aos que me confiaram os ingressos para o jogo de hoje. Conseguimos essas entradas para celebrar: Bebote 2 x 0 Polícia Federal Argentina", comemorou ele por meio de uma rede social após a vitória contra a Suíça. Na mesma ocasião, postou uma foto "fantasiado de suíço", que foi como conseguiu entrar no Itaquerão sem ser notado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos