Companheiros de Zúñiga na Europa isentam colombiano por entrada em Neymar

Julio Gomes

Enviado especial da BBC Brasil a Brasília

Juan Camilo Zúñiga Mosquera é o inimigo número um do país da Copa. Depois de uma falta dura em Neymar, fraturou uma vértebra do brasileiro, tirou o maior craque do país do Mundial e virou alvo de pessoas furiosas nas redes sociais.

Os companheiros de Zúñiga em seu clube, o Napoli, da Itália, falaram com a reportagem da BBC Brasil neste sábado após a partida entre Argentina e Bélgica, em Brasília. E foram unânimes ao defender o lateral.

"Zúñiga não é assim como estão dizendo, não é maldoso. Ele é um cara legal e simpático", falou o atacante Mertens, da Bélgica. "Foi uma falta normal."

Outro atacante, Higuaín, da Argentina e do Napoli, foi mais reticente sobre o lance. E preferiu falar sobre o que conhece de seu companheiro de time. "Pela TV, é um lance muito rápido. Jogo com Camilo, o conheço e minha sensação é que não quis machucar o Neymar. É uma pena, uma grande pena. Para o Mundial e para o Neymar. Não resta nada mais que desejar uma rápida recuperação e retorno ao futebol", disse o autor do gol da vitória da Argentina sobre os belgas.

"É uma jogada normal. Talvez ele tenha deixado a bola, mas pelo que eu vi e conheço de Camilo, joguei com ele, não há má intenção. Vai fazer uma falta tática e lamentavelmente aconteceu a lesão. Mas são coisas do futebol, que é um esporte de contato físico", analisou Lavezzi, ex-Napoli, hoje no Paris Saint-Germain, da França.

Com o resultado, os argentinos voltam a uma semifinal de Copa do Mundo 24 anos depois. E, assim como o Brasil perdeu Neymar, devem perder Di Maria - um de seus principais jogadores - para a semifinal e a final, por causa de uma lesão muscular.

Desculpas

Já a Colômbia se despediu com a melhor campanha em Copas na história, chegando às quartas de final. Neste sábado, dia seguinte à eliminação, Zúñiga soltou um comunicado se desculpando com Neymar.

"Lamento de maneira profunda a triste lesão sofrida por Neymar durante o jogo entre Brasil e Colômbia. Sinto pesar por esta situação resultada por uma ação normal de jogo, na qual não houve má intenção, maldade ou imprudência da minha parte. Quero te enviar uma saudação especial, Neymar. Te admiro, respeito e te considero um dos melhores jogadores do mundo. Aguardo sua recuperação, que se recupere logo para continuar nos motivando a ver no futebol um esporte cheio de virtudes e qualidades, que sem dúvida sempre coloquei em prática em meus 12 anos como jogador profissional", escreveu em sua conta no Instagram.

Outro que mandou mensagem para Neymar e esteve em campo neste sábado foi o argentino Javier Mascherano, companheiro do jogador no Barcelona. "Mandei mensagem, sim. Estou triste por ele, tentei animá-lo e há não muito mais o que fazer. Uma pena".
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos