Zuñiga elogia Neymar e até torcida brasileira, mas é xingado em rede social

Do UOL, em São Paulo

O colombiano Juan Zuñiga reforçou tom que havia adotado na última sexta-feira e postou neste sábado uma mensagem consternada sobre a lesão do brasileiro Neymar. O texto do lateral, publicado na rede social Instagram, tem elogios ao rival e ao comportamento dos torcedores da seleção anfitriã. E nem assim ele escapou de ser considerado vilão. As reações em português incluíram xingamentos e adjetivos como "assassino".

"Em Cotia, sede da concentração da Colômbia no Brasil, lamento de maneira profunda a triste lesão que sofreu Neymar durante o jogo entre Brasil e Colômbia. Sinto pesar por essa situação, resultado de uma ação normal de jogo, na qual eu não tive má intenção, maldade ou imprudência. Quero enviar a você uma saudação especial, Neymar. Admiro, respeito e considero você um dos melhores jogadores do mundo. Espero sua recuperação e que você volte logo, para que siga nos animando a ver o futebol como um esporte cheio de virtudes e qualidades. Sem dúvida, sempre coloquei isso em prática nos meus 12 anos como profissional. À torcida brasileira, que hoje vê um de seus melhores jogadores fora da festa do Mundial, envio uma mensagem especial e agradeço por todo apoio à seleção colombiana durante cada uma das partidas disputadas", escreveu Zuñiga.

O lance polêmico aconteceu no segundo tempo da vitória do Brasil sobre a Colômbia, no último sábado, válida pelas quartas de final da Copa de 2014. Zuñiga e Neymar disputaram uma bola pelo alto, e o colombiano acertou uma joelhada nas costas do brasileiro.

Neymar fraturou uma vértebra por causa da joelhada, e isso o tirou da Copa do Mundo. Ainda na sexta-feira, Zuñiga tinha dito que o lance não havia sido proposital: "Temos de jogar firme, mas nunca temos intenção de lesionar outro jogador".

Zuñiga já havia recebido ameaças de morte

Desde sexta-feira, o nome de Zuñiga virou um dos termos mais comentados na rede social Twitter. Entre os posts, o jogador foi chamado de "monstro" e "maior vilão da história do futebol".

O tom continuou neste sábado. Depois da mensagem consternada do colombiano, as respostas em português chamaram Zuñiga de "assassino" e o atacaram com palavrões.

Os internautas que escreveram em espanhol, porém, mostraram um grau maior de compreensão. "O que aconteceu ontem [sexta-feira] deixou muito claro que futebol é um esporte de contato", escreveu a internauta "camifun". "Assim é o futebol. Orgulhosos de você sempre", completou "anromarin".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos