Com fama de "homem de ferro", Neymar encara lesão mais séria da carreira

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O atacante Neymar sofreu no duelo contra a Colômbia na sexta-feira, em Fortaleza, a lesão mais séria de toda a sua carreira. O camisa 10 da seleção brasileira sempre foi considerado geneticamente privilegiado. Desde que foi promovido ao elenco principal do Santos em 2009, ele colecionava apenas dois sustos: uma lesão no olho, em 2010, e outra no pé esquerdo, no Barcelona, nesta temporada.

Na Espanha, Neymar desfalcou o time por praticamente um mês, o maior período em que ficou longe dos gramados em sua carreira. Ele sofreu uma lesão no quarto metartaso do pé esquerdo no dia 16 de abril, durante a derrota por 2 a 1 para o Real Madrid na final da Copa do Rei. Neymar voltou aos gramados um mês depois, a tempo de encarar o Atlético de Madri na última última rodada do Campeonato Espanhol.

O Santos não tem o que reclamar de Neymar. Foram raríssimas as vezes em que o atacante desfalcou o time por ordem médica nestes quatro anos de clube. A lesão no globo ocular, que ocorreu na primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2010, contra o Santo André, foi a que mais assustou. Ao cair, o atacante colocou o dedo no próprio olho direito e, por conta disso, desfalcou a equipe santista nas quartas de final da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. No entanto, o craque só desfalcou o time por um jogo.

Neymar sempre teve atenção especial no Santos. Ele era poupado de treinamentos após os jogos e, muitas vezes, realizava tratamentos contra dores no tornozelo. Mesmo assim, nunca desfalcou o time pelo problema.

Nas finais do Paulistão do ano passado, chegou a ser duvida para o duelo contra o Palmeiras nas quartas de final, mas atuou mesmo com dores. Neymar quase desfalcou o Santos após sentir uma lesão no pé direito no amistoso entre Brasil e Chile, no Mineirão, quatro dias antes da partida pelo Estadual.

"Foi com dores, mas não no sacrifício. Doía, mas não chegava a ser tanto, até porque joguei a partida inteira", disse Neymar após ajudar o Santos a se classificar para a semifinal ao superar o Palmeiras na decisão por pênaltis.

Para estar em campo contra o Palmeiras, Neymar realizou fisioterapia em três períodos e chegou a fazer tratamento até de madrugada, no CT Rei Pelé, mas o "homem de ferro" entrou em campo. Esse trabalho intensivo foi repetido na Copa do Mundo, entre as pancadas recebidas contra o Chile, pelas oitavas de final, no sábado, e o início do duelo com a Colômbia, pelas quartas, na sexta-feira.

Ao falar sobre a fama de inquebrável no futebol, Neymar sempre se lembrava dos conselhos do pai, Neymar da Silva Santos: "O meu pai me ensinou uma coisa desde criança: para ficar esperto sempre dentro do campo. E em treinamentos também. Você sabe quando o cara vem com uma força a mais. Quando você sente que não vai chegar na bola, que pode se machucar, é melhor pular ou deixar o cara com a bola e tentar recuperar a jogada. Não é questão de pipocar, mas precisa ficar esperto para não acabar se machucando", disse Neymar em uma de sua explicações sobre o tema.

Agora, Neymar está fora da Copa do Mundo e justamente por lesão. O atacante fraturou a vértebra na região lombar na vitória do Brasil contra a Colômbia por 2 a 1 e não terá tempo de se recuperar para o resto do Mundial. O Brasil ainda tme pela frente dois jogos: a semifinal contra a Alemanha e a partida final no torneio, a grande decisão do Mundial, em caso de vitória, ou a disputa de terceiro lugar, em caso de derrota. A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol informou que Neymar ficará afastado dos gramados por seis semanas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos