Técnico alemão reclama do calor no Maracanã: "Mal dava para respirar"

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico alemão Joachim Löw reclamou da alta temperatura no jogo contra a França no Maracanã, às 13 horas. O ritmo da partida foi afetado pelo calor, segundo o treinador, que admitiu que os times sul-americanos terão vantagem com esse clima para as fases finais da Copa-2014.


"É certamente difícil para os europeus começar a jogar às 13 horas. Estava extramente quente. Você mal podia respirar no campo. Os europeus não estão acostumados. As 17 horas (próximo jogo) não haverá tanto sol. É difícil manter o controle do jogo. Você comete erros. Depois de quatro piques, eles ficam cansados", explicou o técnico.

Não é a primeira vez que a Alemanha joga às 13 horas. Também houve uma partida contra Portugal, em Salvador, em que estava bastante calor como no Rio de Janeiro. Para ele, o clima será um fator, sim, no Mundial. Até porque a equipe também enfrentou desgaste de partida diante da Argélia, em que houve prorrogação.

"Times da América do Sul e da América Central têm vantagem de jogar em casa. Esse clima tem influência, eles estão mais acostumado. Claro que há uma vantagem de se jogar em casa." Ele acha que isso vai pesar em possível confronto tanto contra o Brasil quanto contra a Colômbia. "São dois times extremamente difíceis e têm a vantagem óbvia de jogar em casa." 

Para as próximas rodadas, Löw pretende analisar a recuperação de seus jogadores para decidir a escalação. Ele admitiu que há atletas bastante cansados em sua equipe.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos