"Organizada" faz música provocando Maradona e se surpreende com sucesso

Júlia Caldeira*

Do UOL, em São Paulo

Não só de "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" vive a torcida brasileira. Apesar de ser o canto mais conhecido e mais entoado nos estádios nessa Copa, ele está dando  lugar a outras músicas de apoio à seleção, inspiradas na rivalidade com a Argentina.

"Mil gols! Mil gols! Mil gols! Mil gols! Mil gols! Só o Pelé! Só o Pelé! Maradona cheirador!", cantam muitos torcedores nos estádios da Copa. Nesta sexta-feira, a música está sendo ouvida no Maracanã, para Alemanha x França. Em Argentina e Suíça na última terça, em São Paulo, aconteceu a mesma coisa. A música marcou um duelo de torcidas entre brasileiros e argentinos nas arquibancadas do Itaquerão, mesmo com o Brasil treinando em Teresópolis naquele momento.

Idealizada por um grupo de torcedores da seleção brasileira que se denomina "Movimento Verde e Amarelo", a música virou uma resposta aos cantos provocativos dos argentinos. Um deles ficou famoso, o "Decime como se siente", que provoca brasileiros e termina com "Maradona é maior que Pelé".

Em entrevista ao UOL Esporte, um dos fundadores do movimento, Luiz Carvalho, revelou estar surpreso com o sucesso da música. "A verdade é que a música esta nos surpreendendo pelo alcance que está tendo. Entendemos que este é o momento de divulgar ainda mais, para conseguirmos fazer uma festa nas arquibancadas à altura da nossa seleção", admitiu. Além desta, outra música também faz sucesso. "Se você é argentino, diga então como é que é... Ter somente duas Copas, uma a menos que o Pelé".

O Movimento, assim como as músicas, foram criados na Copa de 2010, a fim de unir a torcida brasileira para incentivar a seleção. Além da música sobre Pelé e Maradona, Luiz Carvalho e seus amigos criaram mais de 30 músicas para torcer pelo Brasil. A ideia é formar uma torcida organizada para a seleção brasileira, com vários cantos para animar as arquibancadas durante a Copa. E o sucesso de um desses cantos já traz a esperança aos fundadores de que o Movimento pode dar certo. "Parece sonho, mas acreditamos que pode virar realidade", diz Luiz Carvalho, esperançoso.

E o otimismo não é só em relação à popularidade da torcida, mas também sobre o desempenho da seleção brasileira. Para os integrantes do Movimento Verde e Amarelo, a vitória sobre a Colômbia é tão certa, que eles já têm novo ensaio marcado para o próximo domingo. No Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o grupo irá se reunir para se preparar para incentivar o Brasil na reta final da Copa do Mundo. Resta saber se o Brasil avança para às semifinais, quando poderá enfrentar ou França ou Alemanha no próximo dia 8 de julho, no Mineirão, em Belo Horizonte.

OUÇA A MÚSICA CRIADA PELO MOVIMENTO VERDE E AMARELO:


Com reportagem do UOL no Rio de Janeiro

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos