Fora da Copa, técnico dos EUA aponta Brasil como favorito ao título

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ FRANCISCO LEONG

Jurgen Klinsmann, técnico dos Estados Unidos, apontou o Brasil como favorito para ganhar o Mundial. Mas deixou claro que não será fácil. "Sem dúvida, o Brasil é o grande nome para vencer. Tem grandes jogadores e conta com uma torcida entusiasmada e um clima emocional muito bom. Mas a Alemanha pode dificultar muito, assim como a Argentina e a Holanda. Vamos ver também como a Bélgica vai se comportar diante da Argentina. Contra nós, jogaram muito bem".

Orgulho foi uma palavra muito repetida por Klinsmann em sua última coletiva. "Fizemos um trabalho muito bom aqui no Brasil e mostramos que o futebol está crescendo muito tecnicamente nos Estados Unidos. Só posso ter orgulho em ver 28 mil pessoas torcendo em Chicago, além de todos os fãs que vieram até o Brasil nos ver e apoiar".

O treinador também elogiou a organização da Copa. "Os jogos foram muito bons, muito emocionantes e a organização foi ótima. O povo brasileiro pode se orgulhar de sua Copa do Mundo".

O fato de ter sido eliminado em uma prorrogação duríssima não faz com que Klinsmann se contente. Em sua programação para 2018 – seu conrato só termina após o Mundial da Rússia – prevê a presença entre os oito melhores.

"Nosso foco é dar esse passo à frente e o trabalho já começou. Estou orgulhoso de jogadores jovens que lançamos, como Yedlin, Brooks e Green, e também muito confiante no trabalho integrado com as categorias de base".

A seleção sub-20 é treinada por Tabaré Ramos, um dos auxiliares de Klinsmann no time principal. Alguns jogadores, portanto, devem migrar para a equipe de cima nos próximos anos.

"Temos competições duras como a Copa América do próximo ano e também de 2016, que será nos Estados Unidos", em referência à edição extra, em comemoração aos 100 anos da Conmebol, fundada em 9 de julho de 1916.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos