Uruguaios planejam protesto com máscara de Suárez no Maracanã

Mauricio Stycer*

Do UOL, no Rio

  • Reprodução

    Máscara do jogador Luis Suárez oferecida no site de notícias do clube uruguaio Nacional

    Máscara do jogador Luis Suárez oferecida no site de notícias do clube uruguaio Nacional

Incentivados pela torcida organizada do Nacional, um dos principais clubes do Uruguai, torcedores que vão neste sábado ao Maracanã planejam fazer um protesto contra a exclusão do atacante Luis Suárez do Mundial. 

A ideia é que o maior número possível de torcedores use uma máscara com a cara do jogador. A Fifa, em contato com a reportagem do UOL Esporte, disse que vai autorizar a entrada das máscaras.  
 
O site com notícias do Nacional colocou à disposição da "hinchada" um link para obter e imprimir a máscara. "A minha vou imprimir no hotel", disse Francisco Garayalde, que está hospedado em Copacabana e vai ao jogo com o pai e o filho.
 
A reportagem do UOL Esporte conversou na manhã desta sexta-feira com oito torcedores uruguaios. Todos estavam sabendo da convocação e disseram que pretendem levar a máscara ao Maracanã. Ela também será usada em locais públicos de Montevidéu, onde a partida será exibida em telões. 
 
Não há números oficiais sobre a presença de uruguaios no Brasil para ver jogos da Copa do Mundo. Torcedores que estiveram em Natal, onde a seleção venceu a Itália por 1 a 0, estimam que havia cerca de 5 mil torcedores na Arena das Dunas.
 
A máscara de Suárez apareceu na noite de quinta-feira, no aeroporto de Montevidéu, onde centenas de uruguaios foram receber o jogador, suspenso por nove partidas da seleção e banido do futebol por quatro meses.
 
A Fifa proibe protestos de torcedores dentro dos estádios. Também não permite que jogadores exibam mensagens em camisas. Nada garante, porém, que algum jogador uruguaio venha a exibir uma imagem ou mensagem de apoio a Suárez por debaixo da camisa da seleção. 
 
* Colaborou Rodrigo Mattos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos