360 anos após ocupação, holandeses se preparam para retomar Fortaleza

Gideon Long

Da Reuters, em Fortaleza

  • REUTERS/Chico Ferreira

    Holandeses já invadiram São Paulo na partida contra o Chile; agora se preparam para tomar Fortaleza

    Holandeses já invadiram São Paulo na partida contra o Chile; agora se preparam para tomar Fortaleza

Os holandeses estão voltando para Fortaleza neste fim de semana, 360 anos após terem abandonado a cidade ao fim de uma ousada, mas curta, tentativa de colonizar a costa do Atlântico da América do Sul.

Milhares de torcedores da Holanda devem ir à cidade para ver sua seleção enfrentar o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no domingo.

Dois bares holandeses na frente da praia, o "Satehut" e o "O Holandês Voador" já estão aumentando seus negócios.

Como muitas cidades no nordeste do Brasil, Fortaleza tem uma herança holandesa.

O nome Fortaleza origina do Forte Schoonenburgh, construído por holandeses em 1649 durante a ocupação de 30 anos desta parte do Brasil.

A ocupação começou de maneira espetacular em 1624, quando uma frota holandesa tomou o controle de Salvador dos espanhóis.

"Isso foi saudado na época como a maior vitória sobre a Espanha durante a época de ouro holandesa", disse Michiel van Groesen, professor de história moderna da Universidade de Amsterdã e editor de "O Legado dos Holandeses no Brasil", um livro sobre o período.

"Por isso que foi tão simbólico que a Holanda tenha jogado contra a Espanha em Salvador nesta Copa do Mundo", disse ele, referindo-se ao massacre holandês por 5 x 1 sobre os atuais campeões do mundo há duas semanas.

"O resultado foi efetivamente o mesmo de 1624: nós os destruímos em ambas as ocasiões."

A frota holandesa perdeu Salvador um ano depois, mas mudou-se mais ao norte, estabelecendo colônias em Recife, Natal, Fortaleza e São Luís do Maranhão, deixando sua marca onde quer que fosse. Os holandeses influenciaram a língua portuguesa também, como o nome Vanderlei.

"Se você olhar para as casas da cidade velha de Recife muitas delas parecem com as casas de Amsterdã", disse Van Groesen à Reuters em uma entrevista por telefone.

Os holandeses foram finalmente expulsos do Brasil pelos portugueses em 1654, e, de acordo com o historiador, a derrota foi considerada uma humilhação e foi apagada dos livros de história holandeses.

Por enquanto, a mais recente invasão holandesa no nordeste do Brasil está saindo como planejada.

A equipe do técnico Lousa van Gaal venceu todas as três partidas que disputou até agora na Copa do Mundo, e são os favoritos contra o México para alcançar as quartas de final.

Mais de três séculos atrás, a aventura holandesa-brasileira terminou mal. Desta vez, os torcedores holandeses nos bares de Fortaleza esperam por um resultado mais feliz.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos