Casa Branca recebe abaixo-assinado por feriado em dia do jogo dos EUA

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Casa Branca recebe pedido de feriado em dia de jogo dos EUA

    Casa Branca recebe pedido de feriado em dia de jogo dos EUA

O jogo da próxima quinta-feira entre Estados Unidos e Alemanha, determinante para saber quais equipes do Grupo G seguem para as oitavas de final da Copa do Mundo, está despertando a atenção dos norte-americanos (ou pelo menos de alguns milhares deles), que não querem perder um segundo do confronto.

Mas o horário em que será disputado, por volta da hora de almoço na maior parte do país, impede que os fãs do soccer possam assistir à partida com tranquilidade. Por isso, um grupo de torcedores dispostos fez uso de uma ferramenta da democracia norte-americana para tentar fazer com que o próximo dia 26 se torne feriado nacional.

Foram recolhidas até agora pouco mais de 3.000 assinaturas em favor do feriado. Com elas, foi criada uma petição popular no site da Casa Branca, sede do governo federal norte-americano. A petição precisa ganhar mais adeptos (até chegar a 100 mil assinaturas) para que seja oficialmente encaminhada ao presidente Barack Obama, que então decidiria sobre propor ou não ao Congresso um projeto de lei decretando o feriado.

Na petição, que está publicada no site da Casa Branca, chama a atenção a sinceridade dos peticionários (que assinam o documento com um imodesto "América"), que avisam de antemão ao presidente Obama o que irá acontecer caso o feriado não seja decretado:

"Na próxima quinta-feira, dia 26 de junho, os Estados Unidos enfrentam a Alemanha com a possibilidade de passar para a fase eliminatória da Copa do Mundo. Americanos espalhados por todo este maravilhoso país não poderão assistir ao jogo, não poderão aproveitar da fraternidade de seus queridos concidadãos porque o jogo está marcado para o meio do dia.

Nós iremos escapar para longas horas de almoço ou ligar no trabalho dizendo que estamos doentes.

Você (Obama) pode evitar esse constrangimento para todos. Faça da quinta-feira um feriado. Vamos fazer as coisas direito e vamos todos parar o que estivermos fazendo para assistir ao jogo juntos.

Obrigado,

América"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos