Mais calmo na beira do campo, Felipão iguala recorde de Zagallo em Copas

Paulo Passos

Do UOL, em Brasília

Sem a mesma pilha dos primeiros dois jogos da Copa do Mundo nas reações na beira do gramado, Luiz Felipe Scolari viu o seu time vencer Camarões por 4 a 1, espantar o risco de um fracasso histórico e garantir a primeira colocação do grupo A. Além disso, conseguiu igualar o recorde de Zagallo, como técnico brasileiro com mais vitórias em Copas do Mundo, 13, em três Mundiais.

O atual técnico da seleção esteve em 17 jogos de Copa, contra 20 de Zagallo. A diferença é que o campeão de 1970 comandou apenas o Brasil. Das 13 vitorias de Felipão, quatro foram com Portugal, na Copa de 2006, quando o time ficou na quarta posição.

Os dois técnicos têm nos números empates que acabaram resultando em classificações na fase de mata-mata das Copas. O Brasil de Zagallo venceu a Holanda nos pênaltis, na semifinal de 1998, assim como Felipão eliminou a Inglaterra, em 2006, após Portugal empatar no tempo regulamentar e na prorrogação.   

O recorde do dia foi de Felipão, mas Svein Moen, quarto árbitro da partida, também pôde comemorar. Isso porque não teve o mesmo azar dos colegas de profissão, que ficaram na sua função nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa. Nesta segunda, o técnico até teve seus momentos de reclamação com a arbitragem, mas passou a maior parte do tempo mais calmo do que nas outras partidas, quando o auxiliar do juiz, que fica ao lado do banco de reservas, ouviu poucas e boas do gaúcho.

No primeiro tempo, Scolari até manteve a pilha à beira do gramado. Braços aberto, reclamações com os jogadores e resmungos com Flávio Murtosa e Carlos Alberto Parreira, que estavam no banco de reservas.

O primeiro gol relaxou um pouco Felipão. Após a comemoração, aproveitou a proximidade com os jogadores que foram ao banco para passar instruções. Foi assim com Marcelo após o Brasil abrir o placar e com David Luiz no segundo gol.

As reações do técnico já eram menos exaltadas no segundo tempo, com os quatro gols da sua equipe. Diferentemente das duas partidas da estreia, ficou a maior parte do tempo sentado. Quando levantava, pedia calma aos jogadores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos