"Queria um Romário para ajudar esses garotos", diz tetracampeão R. Rocha

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

  • Divulgação

    Zagueiro Ricardo Rocha participou da campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de 1994

    Zagueiro Ricardo Rocha participou da campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de 1994

O tetracampeão mundial Ricardo Rocha acredita que, apesar de ter um time forte, a seleção sofre com a imaturidade dos seus principais jogadores. "Gostaria de ver um Romário aí nesse grupo para ajudar esses garotos", disse em entrevista ao UOL.

Para Rocha, o grupo brasileiro é unido, tem qualidade em todos os setores, mas existe muita pressão sobre garotos como Neymar. Na visão do ex-zagueiro, a Alemanha é a principal favorita ao título.

Leia os principais trechos da fala do tetracampeão:

Gesto de entrada em campo
"É importante! Cada geração tem sua maneria de entrar em campo, achar algo para ajudar. É um grupo muito unido. São jovens com um projeto de união bonito. É uma pressão muito grande jogar no Brasil e é um forma de dizer estamos aqui, juntos".

Falta maturidade
"É um grupo unido. Já tive contato com eles, é um grupo muito forte. Não vai faltar união. O que falta nesse grupo é experiência de jogos de Copa do Mundo, de eliminatórias que eles não tiveram. E o que vale é essa união. São ótimos jogadores, mas pesa a juventude".

Queria um Romário
"Igual ao Romário não tem. Romário já no Brasil falou que íamos ser campeões, já tinha idade, era maduro. Neymar é um garoto, é diferente. Eu até digo que gostaria de ver um Romário aí nesse grupo para ajudar esses garotos. Ele pegava toda essa responsabilidade, puxava pra ele, Não que esse grupo não tenha líderes, mas são todos muito jovens."

A gente era mais experiente
"A gente tinha mais canja de Copa do Mundo. Esse grupo tem o Júlio César, o David, o Thiago, o Daniel, o Fred, que podem passar algumas coisas, mas a gente era diferente, vinha da base de 1990, perdendo o título. Tínhamos de ganhar! Esses garotos têm outra responsabilidade. Fala-se muito de 1950, mas eles não jogaram, são muito pressionados."

Todos os setores bem
"Você tem jogadores de alto nível em todas as áreas. David foi uma das maiores contratações do mundo, forma uma dupla sensacional com o Thiago. Mas acho que o Brasil está muito forte nos três setores. O Brasil jogou com o México, e o melhor jogador foi o goleiro mexicano. O problema é que criaram uma expectativa muito grande de que era fácil. E Copa do Mundo não é."

Falta de tranquilidade
"Eu acho que falta um pouco de tranquilidade. Essa responsabilidade, em alguns momentos, deixa os jogadores intranquilos. Acho que é normal se emocionar, como o Neymar, por representar o país."

Mudanças na seleção
"Eu gosto de ver o William jogando com o Oscar no meio. O meio de campo o Paulinho não vem bem, você poderia usar o Fernandinho. Você tem de ter variantes numa Copa do Mundo."

Copa de alto nível
"Melhorou muito o nível da Copa, com jogadores de qualidade. São equipes que vieram para jogar pra frente, com muita qualidade."

Alemanha favorita
"A Alemanha é o grande favorito, mais que o Brasil. Eles vêm juntos de Copa do Mundo, muitos jogaram 2006 e 2010. Mas não quer dizer que o Brasil vá perder. Temos todas as condições. Mas hoje colocaria Alemanha, Itália e Argentina como favoritos. O Brasil joga em casa, é favorito natural, mas não jogaria responsabilidade no time."
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos